Cristiano Ronaldo foi esta terça-feira apresentado no Al-Nassr, o quinto clube da sua carreira profissional. Nas palavras do próprio, a mudança para a Arábia Saudita "não é o fim de carreira", mas antes uma “boa oportunidade” para fazer um "contrato único".

Embora não tenham sido revelados os números oficiais, o internacional português deverá receber 200 milhões de euros por época (assinou até junho de 2025) entre salário, direitos de imagem e acordos comerciais. Olhando para estes números à lupa, são cerca de 16.7 milhões de euros por mês, valor esse que será de 3.8 milhões de euros por semana, 555 mil euros por dia, 386 euros por minuto e 6,5 euros a cada segundo.

Com estes valores, Cristiano Ronaldo ascenderá então ao topo da lista dos atletas mais bem pagos do mundo, ultrapassando Lionel Messi, que de acordo com a Forbes era, até agora, o desportista mais bem pago do planeta, auferindo cerca de 121 milhões de euros por ano.

No Sporting ganhava 1500 euros

O Al-Nassr é o quinto clube da carreira de Cristiano Ronaldo, depois de Sporting (2002/03), Manchester United (2003 a 2009 e 2021 a 2022), Real Madrid (2009 a 2018) e Juventus (2018 a 2021).

O avançado começou por ganhar 1500 euros nos leões (o salário-base de um jogador da formação na altura), valor que aumentou cem vezes na altura da sua chegada ao Manchester United. O clube inglês ofereceu-lhe, em 2003/2004, 150 mil euros mensais. No final da primeira época em Inglaterra, e de acordo com o que o contrato previa, o salário foi revisto, passando para os 380 mil euros por mês.

Os detalhes do contrato de Ronaldo: avião, mansão, direitos de imagem, hipótese de ir para o Newcastle e até...poder para dispensar o treinador
Os detalhes do contrato de Ronaldo: avião, mansão, direitos de imagem, hipótese de ir para o Newcastle e até...poder para dispensar o treinador
Ver artigo

A partir daí, Ronaldo foi ganhando prémios atrás de prémios, um crescimento desportivo que foi sempre acompanhado pelos números da sua conta bancária. Em 2009, o português recebia 9,1 milhões por época quando deixou Old Trafford para rumar ao Real Madrid.

Nos 'merengues', CR7 passou a auferir 21 milhões de euros por temporada e assim continuou por vários anos até que, no final de 2017/18, o rendimento do português levou-o a pedir um aumento salarial (Messi e Neymar, por exemplo, auferiam 40 milhões no Barcelona).

Uma revisão que terá sido prontamente recusada por Florentino Pérez, levando o português a despedir-se do Santiago Bernabéu ao fim de nove temporadas. Na Juventus, Ronaldo passou a ganhar 31 milhões de euros, valor que acabou por baixar aquando do seu regresso ao Manchester United, em 2o21, onde passou a receber 26, 8 milhões.

Agora, a cerca de um mês de completar 38 anos, Ronaldo irá receber, caso cumpra os dois anos e meio de contrato, qualquer coisa como 500 milhões de euros.

Veja as imagens da apresentação de Ronaldo

Avião privado, mansão de luxo e possibilidade de despedir o treinador

Aos poucos, começam a ser conhecidos mais detalhes sobre o contrato firmado entre CR7 e o Al-Nassr. De acordo com o jornal espanhol 'Marca', Ronaldo terá direito a uma mansão de luxo nos arredores de Riade, capital da Arábia Saudita, e a um avião privado para viagens a Portugal e Espanha. A família será sempre acompanhada em todas as deslocações e terá assistência sempre que necessário.

No contrato consta também uma cláusula que permite ao avançado rumar ao Newcastle (detido pelo fundo público de investimento da Arábia Saudita) por empréstimo caso o clube inglês se qualifique para a Liga dos Campeões, na próxima época. Quase a meio da Premier League, os 'magpies' encontram-se no terceiro lugar, que dá acesso direto à Champions.

Segundo a estação televisiva norte-americana CBS Sports, o Al-Nassr quer tornar-se uma espécie de "Cristiano FC", pelo que o internacional português terá o direito de despedir o espanhol Rudi García, se assim o entender.

Desta vez, as negociações entre Cristiano Ronaldo e o Al-Nassr não tiveram o envolvimento de Jorge Mendes, tendo sido conduzidas por Ricardo Regufe, amigo pessoal e 'manager' do jogador. A 'Marca' avança que Regufe terá recebido uma comissão de 30 milhões de euros pela intermediação do negócio.

Recorde-se que Ronaldo chegou a ser associado ao Sporting no verão passado, mas continuou no Manchester United, clube que acabou por deixar a meio da temporada. O fim da relação foi acelerado pela fraturante entrevista do português a Piers Morgan, em que disse sentir-se "traído" pelos 'red devils'.