Dorival Júnior já revelou a lista de convocados do Brasil para os jogo de qualificação para o Mundial 2026, contra Venezuela e Uruguai, apresentando a possibilidade de uma estreia e deixando de fora o recuperado Neymar.

A ausência do jogador do Al Hilal foi tema de conversa, mas o selecionador brasileiro justificou a opção com o facto de o avançado ainda estar em processo de recuperação, tendo somado poucos minutos desde que regressou à competição.

"Todos nós estamos muito atentos com a evolução dele. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui, gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, os poucos minutos em campo e as próprias 'cobranças' que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo. Temos que respeitar o processo do clube. Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade das suas condições. Por isso, acredito que temos que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não o trazer para não precipitar", justificou Dorival Júnior.

Quanto à estreia, trata-se do defesa central Murilo, que joga no Nottingham Forest, treinado por Nuno Espírito Santo. O brasileiro, de 22 anos, chegou à Premier League na temporada passada, tendo conquistado a titularidade e esta época já leva 9 jogos.

Dorival Júnior abordou ainda o facto de Vinícius Jr. não ter ganho a Bola de Ouro, admitindo que o extremo do Real Madrid conquistou outra coisa igualmente importante.

"Na minha opinião, uma situação injusta, até porque é um prémio individual. Nada contra quem ganhou o prémio, muito pelo contrário, é o reconhecimento de um dos grandes atletas do futebol espanhol, porém o Vinícius, pelo trabalho que fez, deveria ter tido uma atenção diferente. Mas o maior prémio que o Vinícius ganhou foi o reconhecimento e o respeito do seu povo. A grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça que foi feita com o atleta que poderia ter tido a premiação com merecimento", admitiu o treinador.

Veja a lista de convocados do Brasil:

Guarda-redes: Bento (Al Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).

Defesas: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon), Guilherme Arana (Atlético Mineiro), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest).

Médios: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona).

Avançados: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinícius Jr. (Real Madrid).