O empate de domingo entre SC Braga e FC Porto deixou o Benfica com dez pontos de vantagem no topo da classificação da I Liga a nove jornadas do fim da prova, antes de uma paragem competitiva a nível de clubes para os jogos de seleções.

Mas a verdade é que entre os campeonatos dos principais países europeus há casos em que a vantagem do líder é ainda maior do que aquela que as águias detêm neste momento na Liga portuguesa sobre seu mais direto perseguidor. Porém, há também Ligas em que a emoção promete durar até ao fim. Eis o ponto de situação.

Espanha: Barça venceu 'El Clásico' e terá dado estocada final no Real Madrid

Na La Liga, ainda há 12 jornadas para disputar e são precisamente 12 os pontos de vantagem do Barcelona no topo da tabela sobre o campeão em título, Real Madrid. Isto depois de, na noite de domingo, os catalães terem recebido e vencido o rival madrileno por 2-1.

Assim, e apesar dos problemas financeiros, o Barça caminha a passos largos para o seu primeiro título de campeão desde 2018/19 (curiosamente, também a época do último título de campeão do Benfica, em Portugal). São 68 os pontos que o Barcelona leva neste momento, contra 56 do Real Madrid. Mais atrás surge o Atlético de Madrid, com 51.

França: Domínio do PSG não tão avassalador como se esperava

Na Ligue 1 o líder é, como todos contavam, o Paris Saint-Germain, com um plantel e um orçamento bem acima do resto da concorrência. Desde o início da época que, em França, a dúvida residia em saber com quantos jogos de antecedência os parisienses iriam fazer a festa no campeonato e se seria esta a sua época na Liga dos Campeões.

Mas na Liga dos Campeões o PSG já ficou pelo caminho, afastado pelo Bayern, e na Liga francesa sofreu, neste fim de semana, a quarta derrota na prova, às quais soma ainda três empates, e a vantagem para o mais direto perseguidor, o Marselha, é agora de 'apenas' sete pontos. No terceiro posto surge o Lens, a nove. Confortável, mas não tanto como seria de esperar a dez jornadas do fim.

Itália: Nápoles com o título no bolso 33 anos depois...e a sonhar com glória na Champions

Na Serie A a temporada está a ser de sonho para o Nápoles. Sob as ordens de Luciano Spalletti, a formação napolitana já tinha ameaçado na temporada passada, com um arranque de época fantástico, travado por uma quebra a meio da época. Mas nesta temporada ninguém a para. São 19 os pontos de vantagem sobre o segundo da tabela, a Lazio, com 11 jornadas por jogar, depois de apenas duas derrotas e dois empates em 27 partidas.

Com tamanha vantagem, e o primeiro título de campeão desde os tempos de Maradona praticamente no bolso, o Nápoles até pode dedicar especial atenção à Liga dos Campeões, onde também tem dado que falar, e sonhar com a Champions. Em Itália, portanto, parece haver depois um campeonato à parte para a luta pelos restantes lugares de acesso à Liga milionária, com apenas 11 pontos a separarem a Lazio da Juventus, 7.ª classificada (depois de lhe terem sido deduzidos 15 pontos). Envolvidos nesta luta estão também Inter, Milan, Roma e Atalanta.

Inglaterra: Arsenal continua a fazer sonhar os adeptos, mas City continua por perto

Se nas Ligas acima mencionadas a vantagem dos líderes parece confortável, na Premier League inglesa não é bem assim. O Arsenal até tem, neste momento, oito pontos de vantagem. Mas o City, segundo classificado, tem menos um jogo disputado e poderá reduzir essa distância para cinco pontos em caso de triunfo.

Portugueses lá fora: Lusos com o pé 'quente' e Raphael Guerreiro com motivos para sorrir
Portugueses lá fora: Lusos com o pé 'quente' e Raphael Guerreiro com motivos para sorrir
Ver artigo

É verdade que os gunners, que não são campeões desde 2003/04, estão a surpreender tudo e todos esta época. Não eram, de todo, apontados como favoritos e em 28 jornadas só empataram não ganharam seis jogos (3 empates e 3 derrotas), atravessando agora uma série de seis vitórias seguidas, depois de três jogos em que não ganharam. Mas também é verdade que ainda faltam dez jornadas, toda a gente reconhece a maior qualidade do plantel do City e o Arsenal ainda vai ter de visitar o terreno dos azuis de Manchester.

Alemanha: Bayern em dificuldades para manter hegemonia

Com alguma (muita) surpresa, é na Bundesliga que o equilíbrio é maior esta temporada entre os grandes principais campeonatos da Europa. O decacampeão Bayern, depois de ver sair Robert Lewandowski para o Barça no início da época, não tem tido vida tão fácil como é costume e neste momento, a nove jornadas do fim, nem sequer lidera a prova.

O gigante bávaro perdeu por 2-1 em casa frente ao Bayer Leverkusen neste fim de semana e viu-se ultrapassado pelo Borussia Dortmund na frente da classificação. O Dortmund soma agora 53 pontos e o Bayern (que nesta temporada já leva três derrotas e sete empates na Liga alemã), soma 52. Ainda há muito campeonato pela frente, mas não está fácil para os de Munique manterem o seu domínio.

Países Baixos: Feyenoord abre pequeno fosso

Na Eredivisie as coisas também estão longe de estar resolvidas, mas o Feyenoord venceu neste fim de semana o segundo classificado, Ajax, por 3-2 e alargou de três para seis os pontos de vantagem no topo da tabela.

O conjunto de Roterdão não é campeão deste 2016/17, mas tem-se revelado muito seguro esta temporada, somando apenas uma derrota no campeonato até à data, quando faltam disputar oito jornadas. É também tem dado cartas na Europa, onde ainda segue nos quartos de final da Liga Europa.

Em resumo

Eis, então, a classificação dos quatro primeiros nas sete principais Ligas europeias:

Inglaterra (9 jornadas para o fim):

1.º Arsenal, 69 pontos
2.º Manchester City, 61 pontos (-1 jogo)
3.º Manchester United, 50 pontos (-2 jogos)
4.º Tottenham, 49 pontos

Espanha (12 jornadas para o fim):

1.º Barcelona, 68 pontos
2.º Real Madrid, 56 pontos
3.º Atlético de Madrid, 51 pontos
4.º Real Sociedad, 48 pontos

Alemanha (9 jornadas para o fim):

1.º Dortmund, 53 pontos
2.º Bayern, 52 pontos
3.º Union Berlim, 48 pontos
4.º Friburgo, 46 pontos

Itália (11 jornadas para o fim):

1.º Nápoles, 71 pontos
2.º Lazio, 52 pontos
3.º Inter, 50 pontos
4.º Milan, 48 pontos

França (9 jornadas para o fim):

1.º Paris Saint-Germain, 66 pontos
2.º Marselha, 59 pontos
3.º Lens, 57 pontos
4.º Mónaco, 54 pontos

Países Baixos (8 jornadas para o fim):

1.º Feyenoord, 61 pontos
2.º Ajax, 55 pontos
3.º PSV, 53 pontos
4.º AZ Alkmaar, 53 pontos

Portugal (9 jornadas para o fim):

1.º Benfica, 68 pontos
2.º FC Porto, 58 pontos
3.º Braga, 56 pontos
4.º Sporting, 50pontos (-1jogo)