Atribuída anualmente desde 1956, a Bola de Ouro é vista como a mais prestigiada distinção individual no mundo do futebol. Prémio cobiçado por todos os futebolistas, foi criado pela revista France Football e foi já conquistado por alguns dos melhores jogadores de futebol da história.

O primeiro a ser distinguido foi o inglês Sir Stanley Matthews, há quase 70 anos. E desde 2018 passou também a ser atribuída a Bola de Ouro Feminina, em reconhecimento das conquistas das melhores jogadoras do futebol feminino.

Três portugueses (um deles por várias ocasiões) conquistaram no passado a Bola de Ouro: Eusébio em 1965, Luís Figo em 2000 e Cristiano Ronaldo em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. Mas ninguém a venceu mais vezes do que Lionel Messi (distinguido em oito ocasiões).

Para além de Messi e Ronaldo, só mais oito jogadores venceram a Bola de Ouro em mais do que uma ocasião. Fique a conhecer os dez futebolistas distinguidos com a Bola de Ouro por mais do que uma vez:

Curiosidades

- Pelé e Diego Armando Maradona nunca ganharam a Bola de Ouro, porque nunca foram elegíveis para tal. Inicialmente, o prémio destinava-se apenas a jogadores europeus e apesar de ter sido, depois, alargado a jogadores não europeus, até 2015 era destinado apenas a que atuassem em campeonatos europeus. Os dois receberam, depois, uma Bola de Ouro a título honorário.

- A Argentina, com 8 Bolas de Ouro, todas de Messi, é o país com mais distinções. Seguem-se França, Alemanha, Países Baixos e Portugal, com 7. Brasil, Inglaterra e Itália têm 5.