Foi um fim de semana relativamente discreto para os jogadores portugueses que atuam nas cinco principais Ligas europeias, apenas com o luso-luxemburguês Dany Mota a fazer o gosto ao pé em Itália e Pedro Neto e Diogo Jota (que depois se lesionou) a somarem assistências em Inglaterra.

Mas há outros destaques, como Cristiano Ronaldo, que voltou a marcar pelo Al Nassr. Ronaldo leva sete jogos oficiais seguidos a marcar pelo clube (apontou oito golos e fez duas assistências nesses últimos sete jogos) e lidera a lista de melhores marcadores da Liga saudita, com 21 golos marcados. E merece ainda menção o grande golo de Daniel Podence pelo Olympiacos, na Grécia.

Inglaterra: Assistências para Neto e Jota (que se lesionou), vitória para NES

Rúben Dias titular, Bernardo Silva foi suplente utilizado e Matheus Nunes não saiu do banco no empate 1-1 do City com o Chelsea, que fez com que os campeões em título se atrasassem em relação ao Liverpool. Os Reds golearam o Brentford por 4-1, com Diogo Jota de início. O avançado internacional português fez a assistência (a sua terceira da época na prova) para o primeiro golo, mas saiu lesionado, em maca, aos 44 minutos.

Em crescendo continua o Manchester United, que uma vez mais com Bruno Fernandes e Diogo Dalot a alinharem os 90 minutos, foi ao terreno do Luton por 2-1. Os Red Devils seguem no sexto lugar da tabela. Mais à frente, agora no 2.º posto, está o Arsenal, que goleou o Burnley por 5-0. Fábio Vieira continua de fora, por lesão, mas Cedric Soares saltou do banco para alinhar nos 20 minutos finais, fazendo o seu segundo jogo na presente edição da prova.

Quem se atrasou foi o Tottenham, derrotado por 2-1 pelo Wolverhampton, por quem Pedro Neto somou mais uma assistência (já são nove esta época). José Sá, Nelson Semedo e Toti Gomes também jogaram de início nos Wolves, que seguem num tranquilo 11.º lugar.

Quanto aos dois treinadores portugueses, o Fulham, de Marco Silva (com João Palhinha a titular) perdeu por 2-1 com o Aston Villa e é 12.º, mas o Nothingham Forest, de Nuno Espírito Santo, venceu em casa o West Ham por 2-0, afastando-se um pouco mais da zona de despromoção. O lateral esquerdo Nuno Tavares jogou os 90 minutos, o jovem ponta-de-lança Rodrigo Ribeiro, recém-emprestado pelo Sporting, não saiu do banco.

Espanha: Nada de golos lusos, mas alguns empates saborosos

Na La Liga não houve portugueses a marcar neste fim de semana, mas houve alguns jogadores lusos com razões para sorrir. Já totalmente recuperado da lesão que o apoquentou, João Cancelo alinhou os 90 minutos e o Barça venceu o Celta de Vigo (2-1). João Félix, contudo, ficou de fora, devido a lesão.

Outros dois jogadores portugueses contribuíram para que as respetivas equipas somassem empates preciosos ante os primeiros da tabela. Miguel Crespo ajudou o Rayo Vallecano a travar o Real Madrid (1-1) e Luís Maximiano, novamente titular na baliza do Almeria, ajudou a sua equipa a empatar 1-1 com o surpreendente Granada, seu antigo clube.

Samú Costa, que continua a ser titular indiscutível no meio-campo do Maiorca (ainda só falhou um jogo), mas não evitou a derrota ante a Real Sociedad, por quem André Silva jogou os derradeiros 25 minutos. Gonçalo Guedes jogou os 90 minutos no empate do Villarreal com o Getafe, por quem Domingos Duarte não saiu do banco, enquanto Rui Silva titular no nulo do Betis frente ao Alavés, por quem William Carvalho ficou de fora.

Itália: Golo de Dany Mota travou Milan de Rafael Leão

Rafael Leão saltou do banco ao intervalo, mas foi incapaz de evitar o desaire (derrota por 4-2) do AC Milan na visita ao Monza, por quem Dani Mota foi titular e fez o gosto ao pé (foi o terceiro golo da temporada do internacional sub-21 português, nascido no Luxemburgo). Pedro Pereira também esteve em campo pelo Monza nos derradeiros nove minutos da partida.

Na Juventus, ainda não foi desta que Tiago Djaló se estreou (ficou os 90 minutos no banco de suplentes) e a equipa de Turim também marcou passo ao empatar 2-2 com o Hellas Verona, por quem Dani Silva foi titular e Rúben Vinagra suplente utilizado.

Igualmente suplente utilizado foi Vitinha no empate do Génova com o Nápoles, numa partida em que Mário Rui não saiu do banco pelos campeões em título. Renato Sanches e Rui Patrício também foi suplente não utilizado em mais uma vitória da Roma, que continua em recuperação depois da saída de José Mourinho. Já João Ferreira saltou do banco a 25 minutos do fim no empate da Udinese com o Cagliari.

Alemanha: Raphael Guerreiro no descalabro do Bayern

Na Bundesliga, com Raphael Guereriro a titular (foi substituído aos 86 minutos), o Bayern sofreu nova derrota (a segunda seguida na prova e a terceira seguida no conjunto de todas as competições) e deixou fugir ainda mais o Bayer Leverkusen no topo. Os bávaros perderam 3-2 na visita ao Bochum, por quem Gonçalo Paciência não saiu do banco.

Mais feliz foi Diogo Leite, igualmente titular no triunfo do Union Berlim, que parece estar em recuperação. O outro português em campo foi Aurélio Buta, que alinhou os 90 minutos no empate 3-3 do Eintracht Frankfurt com o Friburgo.

França: Lille de Paulo Fonseca voltou às vitórias

O Paris Saint-Germain continua a liderar a Ligue 1 e neste fim de semana venceu, fora, o Nantes por 2-0. Danilo Pereira e Vitinha foram titulares, Gonçalo Ramos saltou do banco ao intervalo.

O Lille, treinado por Paulo Fonseca, também ganhou, subindo ao 4.º lugar ao voltar aos triunfos depois da derrota da última jornada com o PSG: 3-0 na receção ao Le Havre, com Tiago Santos a jogar, uma vez mais, os 90 minutos no lado direito da defesa.

Em recuperação está o Lyon, que com Anthony Lopes na baliza venceu o 3.º classificado Nice por 1-0. Foi a terceira vitória seguida do Lyon na prova, que permitiu a subida ao 11.º lugar, e para o guarda-redes luso foi o sétimo jogo da época sem sofrer golos. Em campo no escalão principal em França neste fim de semana esteve ainda David Costa, que alinhou os derradeiros 8 minutos do empate do Lens com o Stade Reims.

Outros campeonatos: Ronaldo marcou mais um, Podence assinou golaço

Fora das cinco principais Ligas europeias, merece destaque o Al Nassr, de Luís Castro, que com golos de Cristiano Ronaldo (leva sete jogos oficiais a marcar) e Otávio bateu o Al Fateh por 2-1 e segue na perseguição ao Al Hilal, de Jorge Jesus, que com Rúben Neves em campo também venceu neste domingo. Já são 22 vitórias seguidas para a equipa de Jorge Jesus.

Destaque também para a Liga grega, onde Daniel Podence assinou um grande golo numa vitória fora de portas do Olympiacos, agora já sem Carlos Carvalhal ao leme. O clube de Pireu venceu o PAOK por 4-1, numa partida em que David Carmo, Chiquinho e André Horta também foram titulares.