Depois das derrotas de Benfica e SC Braga na quarta-feira, Portugal caiu do 1.º para o 2.º lugar no que toca a pontos somados em 2024/2025, ultrapassado pela Inglaterra. Recorde-se que o país que somar mais pontos no ranking 'anual' terá direito a uma vaga extra na Liga dos Campeões da temporada seguinte.

Os zero pontos somados quarta-feira pelos clubes portugueses fizeram ainda com que Portugal ficasse um pouco mais distante dos Países Baixos no ranking geral de clubes da UEFA (que congrega os pontos somados na presente época e nas anteriores quatro). É que para além do triunfo do Feyenoord na Luz, nesta semana europeia os neerlandeses viram ainda o PSV empatara no terreno do PSG, enquanto Portugal contabiliza para já apenas com a vitória do Sporting na Áustria.

Portugal soma agora 53,416, enquanto os Países Baixos subiram para os 57,066. Ainda assim, e olhando para o cômputo geral de 24/25 até ao momento, Portugal recuperou até agora mais de 2 pontos face aos neerlandeses. Nesta temporada, os clubes portugueses já somaram 7,400 pontos, contra apenas 5,166 dos emblemas dos Países Baixos.

Esta quinta-feira, V.Guimarães (joga na Suécia com o Djurgarden) e FC Porto (recebe o Hoffenheim) podem 'reduzir os danos'. Já os Países Baixos vão ter três equipas em cena na Liga Europa: Ajax e AZ Alkmaar jogam fora, diante do Qarabağ e do Tottenahm, respetivamente, enquanto o Twente recebe a Lazio. Na Liga Conferência já não há equipas neerlandesas em cena.