A La Liga anunciou que vai denunciar de forma imediata à polícia os insultos e gestos racistas de que foram alvo os jogadores do Barcelona durante o encontro da noite de sábado com o Real Madrid, no Estadio Santiago Bernabéu, que o conjunto catalão venceu por 4-0.

"Perante os gestos verificados durante o jogo Real Madrid-Barcelona, nos quais se observaram intoleráveis condutas racistas, a La Liga irá denunciar de forma imediata os insultos e gestos recebidos pelos jogadores do Barcelona à Secção de Ódio da Brigada de Informação da Polícia Nacional", lê-se num comunicado publicado por aquele organismo.

"A La Liga condena veemente os factos sucedidos no Santiago Bernabéu e continua firme no seu compromisso de erradicar todo e qualquer tipo de conduta racista e de ódio dentro e fora dos estádios. No desporto não há lugar para este flagelo", acrescenta o mesmo comunicado.

Recorde-se que aquando do terceiro golo do Barça, assinado por Yamal, alguns adeptos do Real, durante as celebrações por parte do jogador, brindaram o internacional espanhol com insultos de teor racista e para com a sua mãe. O próprio Real Madrid já fez questão de lamentar o sucedido.