As imagens correram mundo. Quem as vê e gosta de futebol, não fica indiferente ao sofrimento de Xoel, o pequeno adepto do Celta de Vigo, que não conteve as lágrimas, na vitória por 3-1 frente a Real Sociedad, na 31.ª ronda da Liga Espanhola.
Debaixo de uma chuva intensa que nunca parou de cair durante 90 minutos nos Balaídos, este jovem adepto de menos de 10 anos, chorou, sorriu, pulou, abraçou os colegas e sofreu como nunca, principalmente com os dois golos de Iago Aspas, que deram a reviravolta frente aos bascos, antes de Maxi Gomez fechar a contagem. As imagens foram captadas pelo programa 'El día Después', da Movistar.
"Chorei de alegria, estava muito feliz com a vitória sobre a Real Sociedad, queria que Celta vencesse, por isso estive assim durante todo o jogo", contou, depois ao site do Celta de Vigo.
No final dos 90 minutos, os jogadores do Celta saltavam e cantavam no centro do relvado, conscientes da importante vitória na fuga a despromoção. Nas bancadas, Xoel festejava com os amigos, numa altura em que já não se deslumbrava o que era chuva e o que eram lágrimas.
Este sofrimento, estas lágrimas, são as lágrimas do Celta de Vigo, de uma época muito atribulada, num emblema histórico que se agarra estoicamente a todo e qualquer ponto para se manter na elite do futebol espanhol. São as lágrimas de Iago Aspas, que chorou compulsivamente quando deu a vitória à sua equipa frente a Villarreal 29.ª jornada da Liga Espanhola. Vitória que fazia a equipa respirar melhor, apesar de, na altura, continuar em zona de descida.
No dia seguinte, o pequeno adepto foi brindado com uma visita ao Centro de Treino do Celta de Vigo, onde conheceu os seus ídolos e levou para casa algumas prendas para mais tarde recordar.
Xoel Dobaño Fernández é guarda-redes da equipa de benjamins das Escolas Deportivas , do Concello de Xinzo de Limia, em Vigo.
O Celta é 16.º com 32 pontos, mais dois que o Villarreal, o primeiro emblema em zona de descida.
Comentários