A próxima temporada vai trazer muitas novidades ao que diz respeito à Liga dos Campeões, visto que, a mais prestigiada competição de clubes europeia vai sofrer uma remodelação: vão acabar as fases de grupos, tais como as conhecemos, e, vai passar a ser uma liga única, com 36 equipas e oito jornadas.

Mas, as novidades podem não ficar por aqui, uma vez que o segundo classificado da Primeira Liga portuguesa pode ter entrada direta na competição milionária, avança 'O Jogo', apesar de, o ranking permitir a entrada direta apenas ao campeão português.

Ora, saiba como: As contas ainda são algumas, uma vez que, o futuro vencedor da Liga Europa teria de ser uma equipa que também é qualificada através do seu campeonato, o vice-campeão do campeonato português pode usufruir da vaga de forma direta.

Ou seja, caso seja o Benfica ou o FC Porto a terminarem em segundo lugar, a vaga pertencerá ao clube português. Contudo, no lado do Sporting as coisas são ligeiramente mais complicadas, visto que, o Shakhtar não pode estar na corrida, uma vez que possuiu um melhor ranking que a equipa lisboeta.

De recordar que, o novo formato da Liga dos Campeões prevê o aumento de 32 para 36 equipas, numa liga única, em que cada equipa vai jogar 10 jogos contra adversários equilibrados, baseado no 'ranking' das equipas, na primeira fase. Os oito primeiros classificados avançariam para a fase seguinte, enquanto os 16 seguintes disputariam um 'play-off' a duas mãos para completar o lote de apurados.

E, na Liga Europa?

Não será apenas a Champions que vai sofrer remodelações, já que também a Liga Europa vai adotar um modelo igual ao da competição milionária. Contudo, uma das novidades é que o vencedor da Taça de Portugal terá acesso direto à competição europeia, caso não seja um dos dois primeiros classificados da Primeira Liga.

De relembrar que, Sporting, Benfica, Vitória SC e o vencedor da eliminatória das meias finais entre Santa Clara e FC Porto estão em disputa pela prova rainha do futebol português.

Por sua vez, o quarto classificado da Primeira Liga terá de ultrapassar três eliminatórias até chegar à Liga Europa, ou seja, vai disputar a 2.ª eliminatória, a terceira e, por fim, o play-off. Em caso de eliminação nestas fases, o clube quarto classificado nesta temporada, será repescado para a eliminatória seguinte da Liga Conferência.