Um texto do jornalista Salvador Sostres, do diário catalão 'ABC', está a causar muita polémica em Espanha. Na sua análise individual aos jogadores que atuaram no Barcelona 5-1 -Ferencvaros, da 1.ª jornada da Liga dos Campeões europeus, o jornalista escreveu o seguinte sobre Ansu Fati.
"Ansu a correr parece uma gazela, um jovem negro vendedor de rua que, de repente vês a correr no Paseo de Gracia [n.d.r. Avenida de Barcelona] a gritar 'água', água', a anunciar a chegada da Polícia Municipal. Imagens selvagens no coração da cidade. Agora isto já não acontece, porque para Ada Colau [n.d.r. presidente da Câmara Municipal de Barcelona], os criminosos são os polícias e não os comerciantes sem licença, que já não precisam de fugir a correr. Também é certo que sem turistas, os seus negócios sofrem muito", escreveu Salvador Sostres.
A primeira reação chegou de Antoine Griezmann, colega de Ansu Fati no Barcelona:
"Ansu é um rapaz excecional que merece todo o respeito, como qualquer ser humano. Não ao racismo e a má educação", escreveu o francês na sua conta no Twitter. Uma publicação que teve forte repercussão: em apenas 40 minutos já tinha mais de 1200 respostas, quase todas a aplaudir a atitude do atacante francês.
O Barcelona também reagiu mas apenas depois de Griezmann ter saído em defesa de Fati. O diário 'Marca' escreve que o clube catalão está a pensar em avançar com um processo contra o jornalista Salvador Sostres e contra o diário 'ABC' por insultos racistas a Ansu Fati.
O jornalista já veio pedir desculpas pelo que escreveu: "Algumas expressões que usei foram tidas como insultos racistas. Esta não foi a minha intenção. Lamento profundamente o mal entendido e peço desculpas a quem se sentiu ofendido".
Ansu Fati foi o Melhor em Campo frente ao Ferencvaros, com um golo e uma assistência na goleada por 5-1.
Comentários