O FC Porto tem um registo muito negativo frente ao Liverpool, que vai enfrentar nos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, pois não venceu nenhum de seis jogos e caiu nas duas eliminatórias disputadas.
Em cada uma das três épocas em que enfrentaram o Liverpool, os 'dragões' somaram sempre um empate e uma derrota, sendo que os números dos desaires cresceram sempre: 0-2 em 2000/01, 1-4 em 2007/08 e 0-5, no Dragão, na época passada.
Assim, os 'azuis e brancos' foram eliminados nos quartos de final da Taça UEFA de 2000/01 e nos 'oitavos' da edição 2017/18 da Liga dos Campeões, sendo que, pelo meio, até ficaram à frente do Liverpool no Grupo A da 'Champions' 2007/08.
O primeiro duelo aconteceu no início do século XXI, na temporada 2000/01, e o palco foi o Estádio das Antas, onde se registou uma igualdade sem golos.
A passagem às meias-finais foi, assim, decidida em Anfield Road, onde o Liverpool se impôs ao conjunto de Fernando Santos com dois golos no espaço de cinco minutos, ainda na primeira parte, obra de Danny Murphy, aos 33, e Michael Owen, aos 38.
Depois de afastar os 'dragões', os 'reds' bateram o FC Barcelona nas meias-finais e o Alavés na final, com um triunfo por 5-4, após prolongamento, arrecadando a Taça UEFA.
Sete anos depois, em 2007/08, o FC Porto, então de Jesualdo Ferreira, e o Liverpool encontraram-se na fase de grupos da 'Champions' e os resultados foram similares.
Os 'azuis e brancos' começaram a ganhar no Dragão, com um penálti do argentino Lucho González, aos oito minutos, só que, aos 17, o holandês Dirk Kuyt empatou. Aos 58, Jermaine Pennant foi expulso, mas os ingleses aguentaram o resultado até final.
Em Liverpool, o intervalo também chegou com 1-1 -- o espanhol Fernando Torres adiantou os locais (19 minutos) e o argentino Lisandro Lopez empatou (33) -, mas, na segunda parte, os 'reds' marcaram mais três, por Torres (78), Steven Gerrard (84) e Peter Crouch (88). Ainda assim, os portistas ganharam o grupo.
Na época passada, os dois clubes encontraram-se nos 'oitavos' na 'Champions' e a eliminatória começou no Dragão, onde o conjunto inglês, que chegaria à final, 'cilindrou' os portistas por 5-0, resolvendo desde logo a contenda.
O senegalês Sadio Mané, com um 'hat-trick' (25, 53 e 85 minutos) foi a grande figura do encontro, mas aqueles que ainda são os seus companheiros no trio de ataque também faturaram, o egípcio Mohamed Salah, aos 29, e o brasileiro Roberto Firmino, aos 70.
Na terça-feira, Anfield Road será palco do sétimo encontro entre FC Porto e Liverpool, que é apontado como um dos grandes candidatos ao título, depois de na época passada ter caído apenas na final, por 3-1, face ao Real Madrid.
Comentários