Esta quarta-feira o FC Porto vai tentar alcançar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões diante dos ucranianos do Shakhtar. Na última jornada na fase de grupos, os dragões sabem que um empate é suficiente para garantir o apuramento, mas nem por isso Paulo Fonseca, antigo técnico dos dois emblemas, antevê facilidades para a equipa lusa.

Em entrevista ao jornal A Bola, o treinador reconhece o favoritismo do FC Porto, mas garante que os ucranianos serão um osso duro de roer.

"O FC Porto tem uma grande dose de favoritismo, mas desta vez o Shakhtar está mais forte do que no último jogo. Não vão ser favas contadas para o FC Porto, que ninguém espere isso. Este não é, contudo, o Shakhtar Donetsk do meu tempo, composto por imensos craques, agora tem muitos jogadores da formação, também com muito valor. A entrada do novo treinador Marino Pusico deu um ânimo à equipa e convém não esquecer que já ganharam ao Barcelona. Ou seja, todos os resultados são possíveis neste jogo do Estádio do Dragão, embora, reforço, o FC Porto é mais do que favorito a ganhar e a seguir em frente na competição".

Impressionado com a evolução da equipa ucraniana desde o início da época, o treinador que ao serviço do FC Porto venceu uma Supertaça relembra o momento difícil que a Ucrânia atravessa e a forma como a equipa poderá preparar-se mentalmente para o jogo.

"Só com grande capacidade o FC Porto conseguirá ultrapassar este obstáculo. E há um fator que também terá de ser levado em linha de conta e que se prende com o facto desta equipa não olhar apenas para o plano desportivo, mas sim a luta que defende e o nome do país, que continua a ser diariamente massacrado pela Rússia. Não tenho dúvidas de que na palestra será feita com um apelo ao nacionalismo dos jogadores, vão lutar pela pátria. Aliás, nem é preciso porque eles estão revoltados com a situação que se vive na pátria deles".

Por fim, o técnico português, agora a orientar os franceses do Lille, diz não acreditar que o FC Porto entre no jogo a pensar no empate.

"Conhecendo o carisma e a personalidade do treinador, jamais o faria. Vai entrar como em todos os jogos para ganhar, procurando fazer uma boa exibição e brindar os adeptos do FC Porto com um triunfo seguro e imaculado. Mas continuo a dizer que o contexto do Shakhtar Donetsk é completamente diferente do que primeiro jogo e ter cautelas é importante para o FC Porto".

FC Porto e Shakhtar lutam entre si pelo apuramento aos oitavos da Champions, sendo que ambas as equipas somam 9 pontos. A vitória na Ucrânia permite aos dragões passaram à próxima fase apenas com um empate, já que ficariam em vantagem no confronto direto.

A partida arranca às 20h, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão.