Garantida a conquista do título de campeão nacional, 19 anos depois, o Sporting tem também já garantido um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde vai assim regressar pela primeira vez desde 2017/18. Nessa época, sob as ordes de Jorge Jesus, os leões terminaram no 3.º lugar do seu grupo, atrás de Barcelona e Juventus.

Desta feita, porém, o Sporting vai estar, quando a UEFA realizar, a 26 de agosto de 2021, o sorteio da fase de grupos, no Pote 1, ao lado do campeão europeu em título (Mannchester City ou Chelsea), do detentor da Liga Europa (Manchester United ou Villarreal) e dos campeões de Espanha (Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid ou Sevilha), Alemanha (Bayern), Itália (Inter), França (Lille, PSG ou Mónaco) e Inglaterra (se o City não vencer também a Champions) ou Rússia (Zenit).

Será a primeira vez na sua história que o Sporting figurará no pote dos primeiros cabeças-de-série da principal prova europeia de clubes. Isto porque o clube campeão da federação posicionada no sexto lugar do ranking da UEFA (posição à qual Portugal agora ascendeu, por troca com a Rússia) tem direito a estar nesse pote.

Porém, e embora tal posicionamento traga, necessariamente, uma maior probabilidade de um sorteio mais 'favorável', na prática, e dependendo claro da sorte, o Sporting poderá vir a encontrar, ainda assim, um grupo bem complicado, mesmo sendo o cabeça-de-série do mesmo.

Quanto a FC Porto e Benfica, caso se apurem para a fase de grupos 2021/22 da Liga dos Campeões, terão ainda de aguardar para saber em que Pote estarão. É que a seguir ao Pote 1, os Potes 2, 3 e 4 são determinados pelo ranking (o FC Porto poderá ficar no Pote 2 ou no Pote 3, enquanto o Benfica poderá ficar nos Portes 3 ou 4).

O SAPO Desporto foi olhar para as classificações atuais dos vários campeonatos europeus para ver quem estaria, neste momento, na Liga dos Campeões se estes terminassem com as classificações que se verificam neste momento, a poucas jornadas do seu fim.

Quem estaria em que Pote se os campeonatos nacionais terminassem agora?

Com alguns campeonatos já definidos, outros perto disso e outros ainda com muito em aberto, considerámos então as atuais classificações das várias Ligas. Uma realidade que, neste momento, deixaria por exemplo de fora colossos como o Liverpool ou a Juventus.

Depois, para aferirmos quem poderá figurar na fase de grupos, considerámos que nas finais europeias desta época e nas pré-eliminatórias e play-offs da próxima época venceriam sempre as equipas com melhor ranking (o que, claro, pode não acontecer, como sucedeu por exemplo com o Benfica na época passada, eliminado por um PAOK de ranking inferior).

Mas, se os favoritismos ditados pelos rankings se fossem confirmando (e com as atuais classificações dos vários campeonatos), neste momento teríamos:

POTE 1

Manchester City
Manchester United
Atlético Madrid
Bayern München
Internazionale
Lille
Sporting
Zenit

POTE 2

Real Madrid
FC Barcelona
*PSG
Sevilha
* Chelsea
* Dortmund
* FC Porto
Ajax

POTE 3

* Shakhtar
* Nápoles
* RB Leipzig
* Salzburgo
* Benfica
* Atalanta
* Besiktas
Dinamo Kiev

POTE 4

* Dinamo Zagreb
* Slavia Praha
* Olympiacos
* Mónaco
* Leicester
* Milan
* Wolfsburgo
* Oostende

Significa isto que os recém-coroados campeões portugueses até poderiam, numa infeliz coincidência de bolas no sorteio, calhar num grupo constituído por Sporting, Real Madrid, Leipzig e Milan. Nos segundo e terceiros potes, FC Porto e Benfica poderiam vir a ter até sorteios mais favoráveis do que os leões.

* Equipas ainda sem lugar garantido na fase de grupos 2021/22. A Negro equipas com posição garantida no Pote 1