O SC Braga inicia esta quarta-feira a sua 23ª participação na Liga Europa. Os minhotos procuram esta época superar o desempenho da temporada passada, onde ficaram a apenas um golo do 'playoff', e replicar campanhas de sucesso em anos transatos, e que teve o seu ponto mais alto com a chegada à final da prova em 2011.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Esta temporada a formação bracarense bateu todos os recordes de investimento no plantel, ao gastar quase 29 milhões de euros (28,57), para dar a novo treinador, Carlos Vicens, toda a 'matéria-prima' necessária para lutar pelos lugares cimeiros no campeonato e para um melhor desempenho europeu.

Ora se na vertente interna os 'guerreiros' tardam em carburar, a nível europeu a situação tem sido, até agora, bastante positiva, isto apesar do SC Braga não se ter deparado com adversários de grande nomeada nas pré-eliminatórias.

Levski Sofia, Cluj e Lincoln Red Imps não colocaram propriamente à prova a equipa minhota, que fez o que lhe competia e qualificou-se para a fase regular da Liga Europa.

Calendário

O SC Braga começa a Liga Europa em casa diante do Feyenoord, atual líder do campeonato dos Países Baixos. Segue-se uma deslocação à Escócia para defrontar o Celtic de Glasgow e um regresso a casa para medir forças com os sérvios do Estrela Vermelha.

Calendário do SC Braga na Liga Europa 25/26

- Feyenoord, 24 de setembro (casa)

- Celtic, 2 de outubro (fora)

- Estrela Vermelha, 23 de outubro (casa)

- Genk, 6 de novembro (casa)

- Rangers, 27 de novembro (fora)

- Nice, 11 de dezembro (fora)

- Nottingham Forest, 22 de janeiro (casa)

- Go Ahead Eagles, 29 de janeiro (fora)

Novamente na 'Pedreira', os bracarenses recebem os belgas do Genk, antes de nova viagem à Escócia, agora para jogar com o Rangers.

O ano civil de 2025 fecha com uma visita à Côte D´Azur para enfrentar o Nice; o último jogo em casa é diante do Nottingham Forest, e a fase regular termina com os Go Ahead Eagles, dos Países Baixos.

Histórico recente

Como foi supracitado, a última campanha do SC Braga na Liga Europa ficou aquém do esperado. Após um bom arranque com uma suada vitória contra o Maccabi, seguiram-se duas derrotas e um empate, diante de Olympiakos, Bodo/Glimnt e Elfsborg, respetivamente.

O triunfo caseiro com o Hoffenheim ofereceu nova esperança aos bracarenses, mas os desaires contra AS Roma e St.Gilloise deixaram todas as decisões para a última ronda. Aí, diante da Lazio, os minhotos venceram por 1-0, mas acabaram por ficar de fora do 'playoff'.

Em 2023/24, o SC Braga chegou à Liga Europa após repescagem da Liga dos Campeões. Contudo, os comandados de Artur Jorge acabaram por cair logo nos 16avos de final diante dos azeris do Qarabag.

Na temporada 2022/23, os guerreiros ficaram inseridos no grupo D, juntamente com St.Gilloise, Union Berlin e Malmo. No final, o SC Braga terminou no terceiro lugar, o que lhes permitiu transitar para a Liga Conferência, onde foram eliminados pela Fiorentina no 'playoff'.

2021/22 trouxe a melhor campanha dos bracarenses na Liga Europa dos últimos anos. Inserido no grupo F com Estrela Vermelha, Midtjylland e Ludogorets, o SC Braga apurou-se para a fase seguinte ao ser segundo no grupo.

Nos oitavos de final, os guerreiros bateram o pé ao Mónaco, acabando por cair nos quartos de final com o Rangers apenas no prolongamento da segunda-mão.

Na época 2020/21, o SC Braga voltou a ser segundo do grupo, atrás dos ingleses do Leicester, mas à frente de Zorya e AEK de Atenas.

Todavia, a campanha dos arsenalistas ficou-se pelos 16avos de final, tendo sido eliminados pelos italianos da AS Roma.