O Lyon foi sancionado com a perda de um ponto na classificação da Liga Francesa e ainda três jogos à porta fechada, após os distúrbios causados pelos adeptos durante a receção ao Marselha.
Assim, a equipa de Anthony Lopes não terá adeptos nas bancadas nas receções ao Metz (22 de dezembro) e ao PSG (9 de janeiro de 2022). O primeiro jogo à porta fechada foi cumprido diante do Reims.
"Qualquer ato de violência contra um jogador, especialmente um importante, convida a uma dedução de pontos como castigo", disse o presidente da comissão disciplinar da Liga Francesa, Sebastien Deneux, em conferência de Imprensa.
Nesse jogo, Payet, jogador do Marselha, foi atingido com uma garrafa atirada por um adepto nas bancadas, quando se preparava para marcar um canto. O objeto lançado da bancada, presumivelmente por um adepto do Lyon, situado na curva norte do estádio, embateu no lado esquerdo do rosto de Payet, quando este estava debruçado, a ajeitar a bola na marca do pontapé de canto, aos três minutos de jogo.
A partida foi imediatamente interrompida pelo árbitro Ruddy Buquet e as duas equipas regressaram aos balneários, enquanto Payet recebia tratamento dentro de campo por parte da equipa médica do Marselha, findo o qual voltou para junto dos seus companheiros com uma bolsa de gelo na têmpora e outra no pescoço.
O autor da agressão, um adepto do Lyon, de 32 anos, foi detido no local e condenado a uma pena de prisão suspensa por seis meses. Foi ainda banido do estádio do Lyon até 2026.
De acordo com uma fonte da agência France-Presse, na reunião que se seguiu para determinar se o jogo seria ou não reiniciado, o árbitro opôs-se sempre a essa possibilidade, ao contrário da opinião das autoridades federativas e policiais.
Esta época, Payet também foi atingido por uma garrafa, no início da época, em agosto, na visita ao Nice, o que levou à sua suspensão a 15 minutos do fim do tempo regulamentar, acabando por ser disputado em Troyes, campo neutro, em 27 de outubro, terminando com um empate a um golo.
Na sequência desse incidente, o Nice foi punido com dois pontos na tabela classificativa, um dos quais suspenso, podendo ser aplicado em caso de reincidência, e com três jogos à porta fechada.
O jogo entre o Lyon e Marselha será repetido.
Comentários