Em 1966 jogou-se em Inglaterra o oitavo Campeonato do Mundo da história. Para além da vitória do país anfitrião na final diante da Alemanha, o torneio foi também marcado pela prestação da desconhecida Coreia do Norte.

Todos os mundiais têm a sua 'equipa sensação' e os norte-coreanos conquistaram esse epíteto ao tornarem-se a primeira seleção asiática a chegar aos quartos de final do torneio.

A Coreia do Norte ficou inserida no grupo 4, juntamente com a 'aliada' União Soviética, a Itália e o Chile. A estreia da equipa asiática deu-se precisamente diante da URSS, numa partida em que os soviéticos venceram tranquilamente por 3-0.

Vista como a seleção mais fraca do grupo, a Coreia do Norte surpreendeu tudo e todos ao empatar a um golo diante do Chile, terceiro classificado do Mundial anterior; contudo o verdadeiro golpe de teatro estava reservado para a última partida do grupo.

No Ayresome Park em Middlesbrough, os comandados de Myung Rye-hyun venceram a Itália por 1-0, beneficiando da derrota chilena diante da União Soviética para carimbar o passaporte para os quartos de final. Aí a Coreia do Norte iria encontrar Portugal, seleção que também surpreendeu ao bater potências do futebol mundial como o Brasil ou a Hungria.

A partida realizou-se em Liverpool, mais propriamente em Goodison Park - atualmente casa do Everton - no dia 23 de Julho de 1966. Devido à excelente prestação durante a fase de grupos, Portugal era visto como o principal favorito à vitória, e esperava-se que os 'Magriços' não tivessem grandes dificuldades em ultrapassar os norte-coreanos.

Contudo todas essas previsões saíram furadas logo no primeiro minuto de jogo quando Pak Seung-Zin inaugurou o marcador. Embalados pelo bom início de jogo, a Coreia do Norte não tirou o pé do acelerador e marcou dois golos de rajada; Lee Dong-Woon marcou aos 22 minutos e Yang Seung-Kook aos 25 para deixar a Coreia a vencer por 0-3 e Portugal sem resposta.

Foi aí que Eusébio decidiu pegar no jogo e comandar a reação portuguesa; dois minutos após o terceiro golo coreano, o avançado português reduziu para 1-3, e ainda antes do intervalo fez o 2-3 através de uma grande penalidade. Na segunda parte o 'Pantera Negra' não largou a presa e marcou dois golos consecutivos aos 56 e 59 minutos para colocar Portugal pela primeira vez na liderança. José Augusto ainda aproveitou para fazer o 5-3 aos oitenta minutos, garantindo assim a vitória e passagem às meias-finais.

Apesar de ser o jogo conhecido pela performance fantástica de Eusébio, o Portugal-Coreia do Norte fez também história ainda antes de começar, uma vez que marcou a primeira presença de uma equipa asiática nos quartos de final de um Campeonato do Mundo.

A honra dessa estreia pertenceu a uma equipa de um país longínquo e obscuro, mas que mostrou ser capaz de surpreender. A Coreia do Norte só voltaria ao maior palco do futebol mundial 44 anos depois no Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul.