O futebolista Wayne Rooney vai ser o capitão de Inglaterra frente à Escócia, na sexta-feira, para a quarta jornada do grupo F da zona europeia de apuramento ao Mundial2018, informou hoje o selecionador inglês, Gareth Southgate.

"[Rooney] Está muito melhor do que na última convocatória. Está a jogar bem ultimamente. A sua experiência é muito importante para um jogo como este. Temos uma equipa com muita energia e potencial e os futebolistas experientes são necessários", disse Southgate, na conferência de imprensa de antevisão ao confronto com a Escócia.

No último jogo da seleção inglesa, Rooney ficou de fora do empate (0-0) contra a Eslovénia, também a contar para o apuramento do Mundial2018 da Rússia.

O avançado do Mancheste United, de 31 anos, é o melhor marcador da história da Inglaterra, com 53 golos em 118 jogos.

Nas últimas duas partidas em que defendeu a camisola dos ‘red devils’, marcou um golo e fez três assistências.

Gareth Southgat, que está atuar como interino depois de demissão de Sam Allardyce, por envolvimento numa polémica de corrupção, foi também questionado se gostaria de permanecer como técnico dos ingleses.

Southgat desvalorizou a pergunta dizendo que está a "desfrutar muito do cargo", embora "unicamente centrado na partida frente Escócia".

Após três jornadas, a Inglaterra, líder com sete pontos do grupo F, recebe a Escócia, quarta classificada, com quatro.