Erling Haaland, atacante do Manchester City, tem sido quiçá o fenómeno recente mais emergente do futebol mundial.

O jogador dos citizens marcou cerca de 28 golos em 27 jogos do campeonato esta temporada e já leva 42 golos em todas as competições. Na mira está o recorde de golos na Premier League, cerca de 34. Só dois jogadores na competição alcançaram esse número: Casos de Andy Cole, ao serviço do Newcastle, e de Alan Shearer ao serviço do Blackburn Rovers.

Só que esses dois recordes, como recorda a BBC, ocorreram quando o campeonato contava com 22 equipas e 42 jornadas.

Neste formato, com 20 equipas e 38 jogos, Mohamed Salah foi quem esteve mais próximo desse recorde, depois de ter apontado 32 golos em 2017/18.

Com 11 jogos para se jogar, e com Haaland com o pé quente, é presumível que o norueguês possa iguala o registo de Salah, e até o de Cole ou de Shearer.

Porém, antes da existência da Premier League, Dixie Dean, jogador do Everton, apontou 60 golos na temporada de 1927/28 na antiga First Division.

No que diz respeito a jogadores que mais marcaram na Europa numa única temporada, Messi detém o recorde, com 73 golos marcados, e 50 golos apontados na La Liga. Gerd Muller viu assim o seu recorde quebrado, recorde esse que perdurou 39 anos. Cristiano Ronaldo, em 2014/15, apontou cerca de 61 golos em todas as competições.

Haaland, que conta com um ratio de cerca de 1,08 golos por jogo, poderá terminar a temporada em teoria com 40 golos marcados na Premier League. Mais longe está o recorde de Messi, de 73 golos apontados numa só temporada.

A BBC fez contas, e com o ratio de 1,14 golos por jogos, e com 18 jogos por disputar entre Premier League, FA Cup e Champions, Haaland poderia em teoria marcar mais 20 golos e chegar a um total de 60 golos, ainda assim longe do recorde de Lionel Messi.