FC Porto regressa às vitórias no campeonato

O FC Porto voltou aos triunfos no campeonato português de futebol na 16.ª jornada, uma semana depois do nulo com o Casa Pia, e deu a volta com uma goleada na receção ao Famalicão por 4-1. Os dragões conseguiram extrair, de certa forma, benefícios da igualdade no dérbi lisboeta, disputado horas antes.

No Estádio do Dragão, o brasileiro Galeno (10 e 21 minutos), Otávio (42) e o iraniano Mehdi Taremi (48) marcaram os golos dos campeões nacionais, enquanto Rui Fonte (52) amenizou uma exibição aquém do melhor momento da época dos famalicenses.

Com este resultado, o FC Porto permanece no terceiro lugar, com 36 pontos, um abaixo do SC Braga, tendo usufruído do empate no dérbi lisboeta (2-2) para baixar para cinco pontos o atraso para o líder Benfica e ficar com sete de avanço sobre o Sporting.

O Famalicão interrompeu uma sequência de cinco jogos sem perder e quatro vitórias seguidas nas diversas competições e está agora no 13.º lugar, com 17 pontos, sete acima da zona de descida direta.

O bis de Galeno foi o momento do jogo

O FC Porto entrou com vontade de querer resolver cedo a partida, tendo chegado ao primeiro golo aos 10 minutos. Toni Martínez cruzou, Mehdi Taremi não chegou à bola e foi Galeno quem, ao segundo poste, apareceu a encostar à vontade para o fundo da baliza famalicense. Aos 21 minutos, os dragões chegaram ao segundo. Matheus Uribe recebeu o passe atrasado de João Mário e atirou rasteiro para defesa incompleta de Luiz Júnior, a bola ficou à mercê de Galeno, que só teve de encostar.

Veja as melhores imagens do jogo

Galeno, a figura em dose dupla

Galeno continua a sua caminhada de afirmação de extremo no FC Porto 2022/23. Se houve alguém a desequilibrar a partida nos minutos iniciais esse foi o jogador luso-brasileiro, que igualou o melhor registo goleador da carreira (13) conseguido na equipa B em 2016/17. Com dois golos iniciais foi claramente o melhor em campo. Contudo, dar um prémio de honra para João Mário.

Dois golos anulados já com o 4-1 no marcador

Primeiro foi Taremi a fazer um chapéu (e um belo golo) ao guarda-redes do Famalicão, mas o iraniano tocou a bola com o braço antes e Gustavo Correia invalidou aquele que seria o quinto golo do FC Porto. De seguida, Pablo finalizou de cabeça o cruzamento de Rui Fonte, mas o médio do Famalicão estava adiantado na altura do cruzamento.

Veja o resumo em vídeo

As reações

Sérgio Conceição não ficou totalmente satisfeito com o que viu, João Mário aborda bom momento

João Pedro Sousa diz que os dois primeiros golos "foram um soco no estômago", Rui Fonte destaca "eficácia inicial" do FC Porto