O Benfica vai deslocar-se até Vila das Aves para defrontar o AVS, este domingo, num jogo referente à 14.ª ronda da Primeira Liga. Os encarnados pretendem manter a série vitoriosa no campeonato e podem somar três pontos importantes para a perseguição à liderança. Depois de ter aproveitado os desaires dos rivais, a equipa de Bruno Lage ascendeu à segunda posição e, atendendo à jornada em atraso com o Nacional, pode estar perto de chegar ao topo da tabela.

Pela frente terá o AVS, que não vence para a liga portuguesa desde o dia 14 de setembro. Desde então, os resultados têm caído a pique e uma derrota frente ao Benfica pode significar uma descida para a zona de despromoção.

Momento de forma

O Benfica está a atravessar o melhor momento desde o começo de época, apesar do último empate frente ao Bolonha. Com uma ronda por jogar, os encarnados subiram ao segundo lugar da tabela classificativa, o que reflete uma melhoria significativa em relação ao cinzento início de temporada.

Para o campeonato português, o Benfica não perde há oito jogos e pode ter, frente ao AVS, uma boa oportunidade para aumentar a sequência vitoriosa. A equipa de Bruno Lage tem estado mais capaz do que os seus principais adversários, Sporting e FC Porto, apesar de ainda não ter regressado às melhores exibições. No mais recente jogo das águias, diante do Bolonha, o plantel orientado por Bruno Lage construiu oportunidades de perigo mais do que suficientes para se adiantar no marcador, mas nunca conseguiu concretiza-las em golos. No entanto, essa falta de eficácia pode tornar-se um problema nos próximos jogos europeus, mas na Primeira Liga poderá não trazer tantos dissabores ao Benfica.

No lado dos avenses, a época não tem corrido de feição e o clube de Vila das Aves vai-se afundando nos últimos lugares na tabela. As únicas vitórias para a liga portuguesa aconteceram nas terceira e quinta jornadas. Desde então, a formação de Daniel Ramos perdeu quatro jogos e empatou outros quatro, tendo vindo a cair na tabela classificativa. O Aves é uma das equipas que mais sofre golos (21) na Primeira Liga, sendo que só nos últimos oito jogos sofreram em 14 ocasiões.

Atualmente, estão na 15.ª posição com onze pontos, a dois pontos de caírem para o lugar de play-off de despromoção.

Histórico de confrontos

Este domingo, o os dois emblemas vão defrontar-se pela primeira vez. No entanto, tendo em conta o passado histórico, os encarnados jogaram em várias ocasiões com o Desportivo das Aves, clube que antecedeu o AVS. No total dos 18 duelos, o Benfica venceu grande parte deles, com 16 vitórias assinaladas. Para além disso, assinalaram-se dois empates, sendo que o Aves nunca venceu frente aos encarnados.

Os empates entre os dois emblemas aconteceram em Vila das Aves, já que o Benfica foi 100% vitorioso no Estádio da Luz. Relativamente ao número de golos marcados, as águias têm um registo de 54 remates certeiros, contra 10 dos avenses.

Os últimos confrontos aconteceram na temporada 2019/20, para as 16.ª e 33.ª jornadas da Primeira Liga. As duas vitórias sorriram para o lado dos encarnados. No primeiro desses encontros, o Benfica jogou em casa e venceu por 2-1, enquanto que, no segundo, goleou no reduto do Aves com golos de Rafa Silva, Pizzi e Gonçalo Ramos (bis).

O que dizem os treinadores

Daniel Ramos, treinador do AVS: "Fizemos uma boa semana de trabalho, com ambição e confiança. O objetivo é transportar para o jogo tudo o que temos vindo a melhorar semana após semana. Queremos fazer uma exibição sólida, coletiva e individual, e disputar o resultado da melhor forma."

Bruno Lage, treinador do Benfica: "Tem um treinador novo, muito experiente que admiro muito. Vai ser um jogo interessante. Vimos os dois jogos que fizeram, um bom jogo com o SC Braga, perdeu por 1-0, e depois com o Casa Pia. É uma equipa em construção, tem jogadores experientes, será difícil mas obriga-nos a estar bem preparados para vencermos."

Árbitro

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou João Gonçalves para dirigir o duelo entre o AVS e o Benfica. O juiz vai estar acompanhado pelos assistentes João Bessa Silva e Ângelo Carneiro. O quarto árbitro do encontro será Fábio Melo. O videoárbitro vai estar entregue a Rui Costa e Tiago Costa.