O Benfica recebe esta sexta-feira, no Estádio da Luz, o Boavista, em jogo da 18ª jornada da Primeira Liga. As águias terão pela frente a única equipa que conseguiu vencer os comandados de Roger Schmidt na presente edição do campeonato.
Agora em momentos da época totalmente diferentes dos vividos na primeira jornada, os encarnados vão procurar redimir-se do desaire no Bessa e somar a sétima vitória consecutiva em casa diante das panteras.
Já o Boavista regressou aos triunfos na última ronda, após longo jejum, e quer contrariar a história e tentar manter o ritmo de recuperação.
Momento de forma
Benfica e Boavista chegam a este jogo em momentos de forma bem diferentes dos vividos aquando do arranque do campeonato. A vitória dos axadrezados diante das águias catapultou a equipa para um excelente arranque de Primeira Liga, onde chegaram a ser líderes.
Contudo, o avançar das jornadas foi acentuando a quebra das panteras, levando a uma sequência de seis jogos sem vencer, e que ditaram mesmo a saída do treinador Petit. Sob o comando técnico de Renato Paiva, o Boavista não denotou melhorias nos resultados, registando três derrotas e dois empates. A primeira vitória do novo treinador chegou na última jornada, com um triunfo confortável em casa do Vizela por 1-4, resultado que permitiu ao Boavista saltar para a primeira metade da tabela, mais propriamente para o nono lugar.
Já o Benfica conseguiu responder da melhor forma ao tropeção no Estádio do Bessa, recuperando, não só em termos de resultados, como também nas exibições. De tal forma que a derrota diante das panteras foi a única protagonizada pelos campeões nacionais até ao momento na Primeira Liga; desde então foram treze vitórias e três empates nas dezasseis rondas seguintes, registo que permite aos encarnados estarem no segundo lugar do campeonato, a apenas um ponto da liderança.
Histórico de confrontos
O jogo desta sexta-feira será o 133º embate entre Benfica e Boavista. Nos encarnados têm vantagem no total da partida, registando 77 vitórias, contra 21 dos boavisteiros, sobrando ainda 34 empates. Olhando apenas para jogos relativos ao campeonato, o Benfica contabiliza 70 triunfos, contra 18 do Boavista.
Se tivermos em conta apenas os jogos realizados no Estádio da Luz, a vantagem das águias é ainda maior; com efeito, os encarnados somam 44 vitórias, contra apenas 4 da equipa portuense.
Contudo, da última vez que as duas equipas se encontraram, foi o Boavista a levar a melhor. Naquela que foi a primeira jornada da Primeira Liga, os novos campeões nacionais saíram derrotados do Bessa por 3-2. Di María inaugurou o marcador aos 22 minutos, mas Bozenik empatou aos 55. Já reduzido a dez, os encarnados voltaram à vantagem por Rafa aos 75 minutos, mas os golos de Bozenik e Bruno Lourenço já muito perto do fim deram a vitória aos axadrezados.
Agora na Luz, o Benfica quer manter o histórico positivo recente diante das panteras; com efeito, os encarnados somam seis vitórias consecutivas diante do adversário desta noite para o campeonato. Para encontrarmos uma vitória boavisteira na Luz teremos de recuar à temporada 1998/99, quando as panteras de Jaime Pacheco bateram as águias de Greame Souness por claros 0-3, graças a dois golos de Ayew e um de Luís Manuel.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: ""No nosso primeiro jogo, lá, e perdemos. Felizmente, foi a única vez que perdemos, mas perdemos. E isso diz tudo. Eles tiveram um início de época fantástico mas, depois, sofreram alguns problemas. Nos últimos jogos estiveram bem. Jogar contra o Boavista é sempre muito difícil, é uma equipa física, com muitos duelos. São compactos e bons no contra-ataque, que é algo que temos de resolver. Estamos bem, temos muita confiança e sabemos que, nestes jogos, temos de trabalhar arduamente. Já demonstrámos por várias vezes que o conseguimos fazer.
Ricardo Paiva, treinador do Boavista: “Esperamos um jogo extremamente competitivo e difícil contra um oponente que vem de uma senda de sete vitórias consecutivas, está extremamente motivado e é um fortíssimo candidato ao título, com valias individuais capazes de desequilibrar a qualquer momento. Estamos perfeitamente identificados com essas variantes, mas focados em corresponder à altura e levar avante os nossos intentos”
O árbitro
Gustavo Correia é o árbitro escolhido para apitar esta partida. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Inácio Pereira e Luís Costa. A dupla de vídeo-arbitragem é composta por Bruno Esteves e Pedro Felisberto.
É a segunda vez que o árbitro da Póvoa de Varzim dirige uma partida, quer de Benfica, quer de Boavista, esta temporada. Gustavo Correia esteve presente na vitória dos encarnados em casa diante do Estrela da Amadora, e também no empate do Boavista a dois golos no reduto do Famalicão.
Comentários