O Benfica tem um teste de fogo este sábado contra o Santa Clara (20: 30, na Luz) que vai marcar a estreia de Bruno Lage no comando técnico nesta segunda vida nos encarnados. A dificuldade, com todo o respeito pelos açorianos que estão a fazer um belo arranque de temporada, não está tão ligada à parte desportiva, mas à necessidade de vencer e convencer os adeptos que estão cansados pelos resquícios das exibições cinzentas com Roger Schmidt no comando.

O novo treinador das águias chegou quando os jogadores estavam de partida para representar as respetivas seleções e não teve muito tempo para trabalhar com a equipa completa. Como o próprio disse, em relação à última passagem pelo Benfica, só conhece a fundo Florentino e Renato Sanches, com quem trabalhou mais tarde no Swansea.

Perante todo este frenesim, torna-se difícil prever o onze, a tática ou até mesmo a postura que a equipa de Lage vai apresentar em campo nesta quinta jornada da I Liga, a única coisa que é certa é que Aursnes, Tiago Gouveia e Renato Sanches não vão a jogo por se encontrarem a recuperar de lesão.

Já do lado do Santa Clara, é mais fácil prever o que se pode esperar, pois além de as coisas estarem a correr bem, só pedro Pacheco não conta, por se encontrar lesionado.

Momento de forma

Neste capítulo a única análise possível está diretamente ligada à era de Roger Schmidt. A equipa estava a praticar um futebol cinzento, apático e com pouca clarividência no último terço, o que tornou sempre os encontros imprevisíveis, erráticos e com pouca "nota artística", para citar um dos melhores treinadores portugueses da atualidade.

O resultado? Num cenário pouco usual para uma equipa como o Benfica, nos quatro jogos realizados até ao momento (e sem qualquer desprimor, contra adversários acessíveis), registam-se duas vitórias, um empate e uma derrota, que dita o sétimo lugar na classificação do campeonato.

Já em termos de golos, o registo é pobre como há muito não se via: 5 golos marcados  e 3 sofridos.

Curiosamente, do outro lado da barricada o cenário é mais animador. O Santa Clara regressou esta temporada à elite do futebol português e parece ter começado com a corda toda. Até ao momento são três vitórias em quatro partidas, sendo que a única derrota foi com o FC Porto, que é um resultado normal aos olhos da História.

Os açorianos seguem no 5.º lugar da tabela, com 8 golos marcados e 4 sofridos, após os triunfos com Estoril, Casa Pia e AVS, todos adversários diretos na luta pela manutenção.

Histórico de confrontos

Se nos quisermos guiar pela História, era fácil decidir em quem colocar a sua aposta. Nos 17 encontros entre as duas equipas, o Benfica triunfou em 14 e o Santa Clara só ganhou uma vez, com dois empates pelo meio.

Esta vitória, que certamente perdurará na memória dos adeptos da equipa dos Açores, aconteceu curiosamente num dos últimos jogos da primeira era de Bruno Lage no comando da equipa, em 2019/20, na Luz. Rafa e Carlos Vinícius (2) fizeram os golos encarnados, enquanto Anderson Carvalho, Zaidu e Cryzan permitiram a Zé Manuel ser o herói em tempos de descontos ao marcar o golo decisivo.

Em termos de golos, naturalmente a balança pende para as águias que têm 38 a favor e 11 contra. Já a maior vitória benfiquista aconteceu em 2021/22, quando a equipa de Jorge Jesus foi ao Estádio de S. Miguel golear por 5-0 com golos de Rodrigo Pinho, Darwin (2), Rafa e Yaremchuk.

O que dizem os treinadores

Bruno Lage, treinador do Benfica: "Amanhã o nosso coração está na bancada e vai ajudar a bombear o pulmão que está em campo. Temos de meter o coração a bater por nós".

Vasco Matos, treinador do Santa Clara:  "Neste jogo, a imprevisibilidade vai ser grande, porque não sabemos que ideia é que o treinador do Benfica vai implementar"

O encontro da quinta jornada da I Liga está agendado para as 20:30, no Estádio da Luz, e vai ser arbitrado por Cláudio Pereira. Tiago Costa e Fábio Silva vão ser os assistentes, enquanto Flávio Jesus será o quarto árbitro. Rui Costa vai estar no VAR, auxiliado por Hugo Santos.

Pode acompanhar o Benfica-Santa Clara, AO MINUTO, aqui no SAPO Desporto, onde terá vídeos dos principais lances.