Vindo da sua primeira derrota em jogos oficiais na presente temporada, o Benfica recebe esta sexta-feira, a partir das 19h00, no Estádio da Luz, o Portimonense em partida da 15.ª jornada da I Liga 2022/23.
Líder isolado da tabela, agora com cinco pontos de vantagem sobre o FC Porto, o conjunto encarnado vai receber o 7.º classificado da tabela, que perdeu quatro dos últimos cinco encontros que disputou.
Momento de forma
As duas equipas chegam a esta partida depois de se verem derrotadas no regresso à ação na I Liga após a interrupção da prova ditada pelo Mundial 2022.
Invicto nos primeiros 28 jogos oficiais da época, o Benfica caiu com estrondo na visita ao terreno do SC Braga, batido por 3-0 pelo conjunto minhoto.
Tratou-se apenas do segundo jogo das águias 'em branco' esta temporada (depois do nulo na visita ao V.Guimarães), mas constituiu ao mesmo tempo o segundo jogo consecutivo sem vencer da turma de Roger Schmidt no conjunto de todas as competições, depois do empate 1-1 com o Moreirense que ditou o adeus prematuro à Taça da Liga.
Antes da derrota em Braga e do empate em Moreira de Cónegos, os encarnados vinham de uma série de nove vitórias consecutivas no conjunto de todas as provas. A jogar em casa, o Benfica soma por vitórias todos os encontros que disputou até à data na presente edição da I Liga.
Quanto ao Portimonense, perdeu quatro dos últimos cinco encontros que disputou. Para a I Liga vem de duas derrotas seguidas (ambas em casa, diante de Braga e Casa Pia) e nas últimas sete jornadas somou cinco desaires, um empate e apenas uma vitória (a 4 de novembro, no terreno do Gil Vicente).
Essa vitória em Barcelos foi uma das três logradas pela formação de Portimão em seis jogos fora de portas na I Liga 2022/23.
Histórico de encontros
Na temporada passada, o Portimonense surpreendeu o Benfica ao vencer em pleno Estádio da Luz por 1-0, a 3 de outubro de 2021. Decorria a 8.ª jornada da I Liga 21/22 e um golo solitário de Lucas Possignolo aos 66 minutos ditou aquela que foi, então, a primeira derrota do Benfica (então ainda orientado por Jorge Jesus) nessa temporada.
Tratou-se também da primeira vitória de sempre do Portimonense no recinto das águias. Nas outras 25 anteriores visitas ao Estádio da Luz, a formação de Portimão somou 21 derrotas e quatro empates.
Ao todo, Benfica e Portimonense defrontaram-se por 48 vezes e o Benfica levou a melhor em 37 ocasiões, tendo-se ainda registado nove empates. Para além da vitória da temporada passada na Luz, o Portimonense só noutra ocasião bateu as águias: foi em 2019, por 2-0, no Algarve.
Notícias das equipas
No Benfica, o brasileiro David Neres está em dúvida, depois de ter falhado a derrota em Braga devido a problemas físicos. Também a presença de Enzo Fernández no onze das águias não é certa, em virtude de o argentino ter ido ao seu país sem autorização do clube na passagem de ano. Certa é a ausência de Rafa Silva, que completou em Braga uma série de cinco cartões amarelos e vai assim cumprir castigo frente ao Portimonense.
Já na formação algarvia, os brasileiros Carlinhos (que ainda não jogou esta época) e Welinton Júnior (que não joga desde outubro) são os jogadores a contas com problemas físicos.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "O Portimonense é uma boa equipa, muito física. Defende com muitos jogadores atrás da linha da bola. Não será fácil para jogar contra eles. Temos de estar a um bom nível. Estamos desapontados com a exibição em Braga. Não jogámos como queríamos jogar. Neste nível, não podemos falhar, nem taticamente, caso contrário, os jogadores não apresentam o devido rendimento. Mas a reação nos treinos foi muito boa. Estamos ansiosos por jogar novamente no nosso estádio e queremos responder. Queremos mostrar o nosso futebol aos adeptos e lutar pelos três pontos".
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: "É sempre um desafio muito grande. Seja nesta circunstância, seja noutra, são jogos que motivam muito os atletas e os treinadores. É sempre um jogo diferente, contra um dos ‘grandes’ do futebol português. Um desafio diferente, um desafio ainda mais difícil. Mas é também neste momento que nos testamos a todos nós e, sabendo que a responsabilidade está toda do outro lado, queremos desafiar-nos a mostrar competências e a querer fazer bem a nossa parte".
O árbitro
Vítor Ferreira, árbitro da Associação Futebol de Braga, foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o embate entre Benfica e Portimonense. A auxiliá-lo terá Nélson Cunha e Luís Costa, enquanto no VAR estará Vasco Santos.
Esta será a quinta vez que Vítor Ferreira vai dirigir um encontro do Benfica e as águias levaram a melhor nos anteriores quatro, o último dos quais a Paços de Ferreira, em janeiro de 2022. Esta época ainda não apitou qualquer partida do clube da Luz, mas esteve na eliminação do Portimonense na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal às mãos do Länk Vilaverdense.
Comentários