A jornada 24 da I Liga arranca hoje com a receção do FC Porto ao Estoril, que dará aos dragões a possibilidade de encurtar distâncias para a liderança (em caso de triunfo), deixando assim o Benfica mais pressionado para a visita ao Marítimo, no domingo.

O conjunto de Sérgio Conceição, que segue no segundo lugar a oito pontos dos encarnados, vem de um triunfo importante em Chaves por 3-1, que o deixou vivo na luta pelo título, e espera agora manter o favoritismo no Dragão, onde há duas jornadas acabou derrotado pelo Gil Vicente.

No entanto, apesar do campeonato continuar a ser o grande objetivo da temporada, é expectável que o treinador portista faça uma gestão criteriosa do plantel frente ao Estoril, tendo em vista o decisivo jogo contra o Inter Milão, quatro dias depois.

Os italianos chegam ao Dragão em vantagem na eliminatória graças ao golo apontado em Milão por Lukaku, mas tudo está em aberto na discussão pelos quartos de final da Champions. E, nessa conformidade, é provável que Sérgio Conceição descanse hoje alguns dos jogadores que pretende lançar contra o Inter.

Regresso de Uribe traz (boas) dores de cabeça a Sérgio Conceição
Regresso de Uribe traz (boas) dores de cabeça a Sérgio Conceição
Ver artigo

No entanto, há boas notícias a reter. Matheus Uribe e João Mário estão de regresso às opções depois de terem falhado a visita a Chaves por castigo (ambos foram expulsos na receção ao Gil Vicente). Olhando para o boletim clínico, Evanilson e Galeno ainda estão em tratamento, mas têm dado sinais positivos nos últimos dias e tudo indica que poderão ser convocados para o jogo desta noite. Em sentido oposto, Marcano viu o quinto cartão amarelo em Trás os Montes e ficará de fora.

Importa mencionar que o FC Porto não guarda boas recordações do primeiro confronto da época com o Estoril, com quem empatou 1-1 na Amoreira, ainda que os ‘canarinhos’ estejam a atravessar uma fase muito negativa – 10 derrotas nos últimos 12 encontros – que os atirou para a primeira posição acima da zona de descida.

O momento delicado da equipa levou mesmo ao despedimento de Nélson Veríssimo e à contratação de Ricardo Soares. O técnico estreou-se no passado fim de semana, mas o resultado esteve longe de ser positivo: derrota por 3-0 em casa diante do Vizela.

Como se não bastasse, o Estoril não poderá contar com o seu capitão para a visita ao FC Porto. Joãozinho viu o quinto amarelo na I Liga e terá de cumprir castigo, enquanto que o defesa-central Lucas Áfrico é baixa por lesão.

Histórico de confrontos

Este será o 67.º encontro entre FC Porto e Estoril em todas as competições, sendo que a equipa portista soma 39 vitórias, contra 12 triunfos dos estorilistas. No que toca ao campeonato, as duas equipas já se enfrentaram em 55 jogos, com nove vitórias dos 'canarinhos', 13 empates e 33 triunfos dos dragões.

Se olharmos apenas para os jogos disputados no Dragão, mantém-se o domínio do FC Porto: 25 vitórias em 33 jogos, contra dois triunfos do Estoril e seis empates. A última vitória do conjunto da Linha aconteceu precisamente em casa do adversário, em dezembro de 2014. Na altura, um golo de Evandro aos 78 minutos foi suficiente para bater os azuis e brancos.

Já na primeira volta da presente temporada, a equipa de Sérgio Conceição esteve a perder por 1-0 na Amoreira, graças a um golo de Tiago Gouveia a fechar a primeira parte, mas acabou por empatar numa grande penalidade convertida por Taremi nos descontos.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição manteve o silêncio parcial e não fez a habitual conferência de imprensa de antevisão à partida. Já na semana passada tinha acontecido o mesmo na véspera da deslocação a Chaves, numa decisão em protesto pela queixa apresentada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol dias antes.

Ricardo Soares (Estoril): "O FC Porto dispensa apresentações, estamos cientes das dificuldades que vamos encontrar, mas também acreditamos que é possível, se nós igualarmos a intensidade e a capacidade de trabalho, e, inclusive, até mesmo se superarmos essa capacidade, é aí que poderemos reduzir as diferenças."

O árbitro

Gustavo Correia foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Dragão. O juiz da AF Porto vai ter Tiago Costa e Inácio Pereira como assistentes e João Afonso no papel de quarto árbitro. Fábio Melo estará no VAR, assistido por Sérgio Jesus.

O FC Porto-Estoril está marcado para as 20h15 desta sexta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.