O FC Porto recebe vai na noite deste sábado, a partir das 20h30, tentar encontrar no seu Estádio do Dragão o conforto para colocar para trás das costas a amarga derrota de Londres, nos penáltis, ante o Arsenal, que ditou o adeus à Liga dos Campeões. Pela frente, os dragões vão ter o Vizela, atual 17.º e penúltimo classificado.
No 3.º lugar da tabela, a seis pontos do Benfica e a sete do líder Sporting (que tem menos um jogo disputado), o FC Porto vai tentar pressão sobre os rivais de Lisboa, que apenas domingo entram em campo, mas só uma vitória permite à turma de Sérgio Conceição manter viva a já ténue esperança de ainda chegar ao título de campeão.
Tem sido, como o próprio treinador dos azuis e brancos admitiu ma antevisão ao encontro, um FC Porto de duas caras ao longo da época, capaz do melhor (como demonstrou na eliminatória frente aos gunners, ou na goleada sobre o Benfica) e do pior (como nos pontos sete pontos já perdidos no seu próprio estádio para a Primeira Liga).
Momento de forma
O FC Porto chega a este encontro vindo de uma derrota em Londres que ditou o adeus à Liga dos Campeões e que interrompeu uma série de três vitórias consecutivas e de seis jogos sem perder (cinco vitórias e um empate). O desaire ante o Arsenal correspondeu igualmente ao primeiro jogo dos dragões sem sofrer golos desde a derrota por 2-0 em Alvalade, frente ao Sporting, em dezembro de 2023.
No Estádio do Dragão, o FC Porto vem de três vitórias seguidas e de 12 jogos sem perder (11 vitórias e um empate, 0-0, frente ao Rio Ave). A equipa de Sérgio Conceição não sofre golos em casa há sete jogos, desde o triunfo por 2-1 sobre o Leixões para a Taça da Liga, a 23 de dezembro. Para o campeonato, o FC Porto não sofre golos no Estádio do Dragão desde desde a vitória por 3-1 sobre o Casa Pia, a 9 de dezembro.
Quanto ao Vizela, chega a este encontro com o FC Porto vindo de uma vitória (em casa, frente ao Farense, por 2-1) e de uma série de três jogos sem perder. Os vizelenses perderam apenas um dos últimos jogos que disputaram (frente ao Benfica, na Luz, por pesados 6-1), mas antes desses cinco encontros (nos quais somaram duas vitórias, dois empates e uma derrota) vinham de uma série de cinco derrotas consecutivas.
Fora de portas, o Vizela só venceu um dos últimos sete encontros que disutou (no terreno do Gil Vicente), perdendo três e empatando os outros três. Não marca mais do que um golo fora em jogos fora desde setembro, quando empatou 2-2 na visita ao Estoril.
Histórico de encontros
O FC Porto nunca perdeu com o Vizela. Em dez encontros entre as duas equipas no conjunto de todas as competições, os dragões só não venceram um, tendo ganho os outros nove. Essa única ocasião em que o Vizela logrou não perder com o FC Porto data já de 1985, aquando da sua primeira passagem pelo escalão principal, quando empatou 0-0 na receção aos dragões. Desde então, o FC Porto leva uma série de oito vitórias consecutivas sobre o Vizela, não tendo sofrido qualquer golo nos últimos quatro embates entre os dois emblemas.
A jogar em casa o FC Porto venceu todos os quatro encontros que disputou com o Vizela, destacando-se um triunfo por 9-1 em 1984. Na temporada passada os dragões venceram por 2-0, com golos de Pepê e Taremi. Na encontro da primeira volta da presente edição da Primeira Liga, em Vizela, o FC Porto venceu também por 2-0. Taremi, uma vez mais, fez o gosto ao pé, de penálti, com Eustáquio a selar o triunfo.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "A nossa convicção. Normalmente, acabamos a época de forma muito forte. Fizemos a melhor segunda volta de sempre do clube na temporada anterior, mas isso não chegou para ser campeão nacional. Não podemos esquecer que temos terminado sempre o campeonato acima dos 80 pontos nestes anos todos. Isso reflete a competitividade que existe na luta pelo título. A nossa evolução tem sido bem evidente. Esperamos acabar em alta para ir à procura das provas que ainda poderemos ganhar."
Rubén de la Barrera, treinador do Vizela: "Estamos preparados para defrontar o FC Porto. Tenho dois objetivos. O primeiro, é garantir a manutenção esta época e, depois, é que neste tipo de ‘santuários’ façamos um jogo como deus manda. Com personalidade, competindo, olhando olhos nos olhos o rival. Quero criar incómodo ao FC Porto. Temos tudo a ganhar. É com essa missão que temos que ir. Temos um desafio bonito pela frente."
O árbitro
João Gonçalves, da AF Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro. Será a segunda vez que vai arbitrar uma partida do FC Porto esta época, depois de ter estado no triunfo sobre o Casa Pia, também no Estádio do Dragão, na 13.ª jornada. Curiosamente, foi ele o árbitro da pesada derrota do Vizela, por 6-1, no Estádio da Luz, ante o Benfica, em fevereiro. João Bessa Silva e Ângelo Carneiro serão os árbitros assistentes, e Marco Cruz 4.º árbitro. No VAR estará Luís Ferreira, auxiliado por Hugo Santos.
Comentários