O Sporting visita este sábado, às 18 horas, o Nacional da Madeira na Choupana, em jogo relativo à segunda jornada da Primeira Liga. Os madeirenses regressam ao primeiro escalão quatro anos depois e fazem a sua estreia em casa contra 'apenas e só' o campeão nacional.

Do outro lado está um Sporting disposto a dar continuidade ao triunfo da primeira ronda, num reduto onde, apesar das dificuldades, o clube de Alvalade tem sido muito feliz nas últimas visitas. Apesar disso, Rúben Amorim já deixou o aviso e quer que os seus jogadores estejam ao seu melhor nível.

Momento de forma

Apesar de nos encontrarmos ainda em fase embrionária da temporada, é possível afirmar que as duas equipas passam nesta altura por um momento positivo de forma.

O Nacional da Madeira regressa à Primeira Liga quatro anos depois e procura transformar esta passagem numa estadia; para tal os insulares terão de fazer bem melhor do que da última vez que estiveram no principal escalão do nosso futebol, onde ficaram no último lugar com apenas seis triunfos.

Os comandados de Tiago Margarido, um dos técnicos mais jovens da Primeira Liga, trazem ainda consigo o embalo de ter subido de divisão através do 'playoff', o que dá sempre uma motivação extra. E como se a motivação não fosse já suficiente, os 'aurinegros' fazem a sua estreia em casa precisamente diante do campeão nacional, tendo assim a primeira grande oportunidade para se mostrar aos 'grandes' do nosso futebol.

Do outro lado está um Sporting estabilizado, após a importante e clara vitória diante do Rio Ave, que serviu para apagar da memória o descalabro da Supertaça. A duas rondas de reencontrar o FC Porto, agora para o campeonato, os leões querem chegar a esse jogo com os nove pontos correspondentes a três vitórias.

Para além disso há ainda a possibilidade da equipa de Alvalade distanciar-se, ainda que momentaneamente, do Benfica, rival que tropeçou na primeira jornada, e só joga depois dos leões.

Contudo esse não será certamente o foco da equipa de Rúben Amorim, que regressa a um reduto onde, da última vez, teve de atravessar uma autêntica tempestade para sair com os três pontos, num ano em que acabou por conquistar o título nacional

Histórico de confrontos

O jogo deste sábado marca o 50º encontro entre madeirenses e leões. Nas 49 partidas anteriores, os leões levam clara vantagem, com 31 triunfos, contra apenas 4 do Nacional. Se tivermos em conta somente os embates relativos ao campeonato nacional, o domínio continua a ser verde e branco, com 27 vitórias em 42 jogos.

Relativamente aos jogos disputados na Choupana, a supremacia leonina continua, mas com menor expressão. Em 21 encontros disputados no reduto madeirense, o clube de Alvalade venceu 13 vezes, contra 3 do Nacional, sobrando ainda 9 empates.

Nas últimas dez visitas, o Sporting saiu sempre da Madeira com pontos, somando seis triunfos e quatro empates. A última vitória dos campeões nacionais deu-se em 2020/21. À 13ª jornada os leões de Amorim visitaram o Nacional de Luís Freire debaixo de um autêntico dilúvio, acabando por vencer por 0-2, graças aos golos de Nuno Santos e Jovane Cabral.

Para encontrarmos um triunfo caseiro temos de recuar até à época 2010/11. Na 21ª jornada, um golo solitário de Mateus deu os três pontos aos madeirenses, orientados por Predrag Jokanović, contra o Sporting orientado por Alberto Cabral, adjunto de Paulo Sérgio.

O que dizem os treinadores

Tiago Margarido, treinador do Nacional: "O Sporting entrou forte no campeonato e reagiu bem à derrota na Supertaça [frente ao FC Porto]", expressou, salientando também que apesar de apresentar uma "versão diferente"

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É sempre difícil jogar na Madeira, é uma equipa que subiu e que está habituada a ganhar e isso sente-se na equipa. Temos de estar no nosso melhor nível para vencermos o jogo, seguirmos em frente e continuarmos no nosso lugar."

O árbitro

Luís Godinho é o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Évora será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Bruno Esteves e Nuno Pires.

É a sexta vez que o juiz alentejano dirige uma partida do Nacional em jogos do primeiro escalão. Nas outras cinco ocasiões, os madeirenses somaram uma vitória e quatro derrotas.

Quanto ao Sporting, os leões encontram Luís Godinho pela décima ocasião. Nos nove jogos anteriores, o Sporting alcançou sete vitórias e dois empates.