O Benfica entra, ao final de tarde, em ação para jogar no terreno do Portimonense, em jogo da sexta jornada do campeonato português de futebol. Os campeões nacionais já sabem que não vão conseguir ultrapassar o FC Porto na tabela classificativa, uma vez que os dragões venceram, na noite de sábado, o Gil Vicente.

Apesar do resultado negativo na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões, Roger Schmidt confia na equipa, incluindo o defesa-central António Silva e o guarda-redes Trubin, com erros no jogo europeu, e pretende manter em Portimão o percurso vitorioso dos encarnados na I Liga.

O Benfica encontra-se no quarto lugar, com 12 pontos, enquanto o Portimonense é 13.º, com cinco. A partida terá arbitragem de Hélder Malheiro, da associação de futebol de Lisboa.

Guia de Forma

O Benfica chega ao encontro no Algarve depois da derrota na estreia da Liga dos Campeões, na receção aos austríacos do Salzburgo. Os adeptos do Benfica esperam que, diante do Portimonense, Roger Schmidt consiga recuperar a altivez dos encarnados, numa altura que estão perto do pelotão da frente na tabela classificativa, composto por Boavista, FC Porto e Sporting.

Nos cinco jogos disputados, o Benfica soma quatro vitórias (Estrela da Amadora, Gil Vicente, Vitória de Guimarães e Vizela), sendo que entrou na edição do campeonato a perder, no Bessa.

Já o Portimonense ocupa o 13.º lugar, fruto do conjunto desfavorável de resultados (duas derrotas e dois empates), tendo vencido (Vitória de Guimarães) apenas na mais recente jornada.

Histórico de confrontos

A partida deste domingo marcará o 41º encontro entre Portimonense e Benfica. Olhando para os 40 jogos entre as duas equipas até agora, é fácil verificar uma clara supremacia dos encarnados. Com efeito, o Benfica regista até agora 32 vitórias contra apenas duas da formação de Portimão, sobrando ainda seis empates.

Se atentarmos apenas aos jogos disputados em solo algarvio o domínio dos encarnados mantém-se, com 16 triunfos contra apenas um do Portimonense. Nas últimas duas épocas a vitória sorriu sempre ao clube da Luz, enquanto a equipa da casa conseguiu um empate e a sua única vitória nas duas visitas anteriores.

O único triunfo dos algarvios deu-se assim na época 2018/2019. Num jogo da 15ª jornada, autogolos de Rúben Dias e Jardel deram o triunfo ao Portimonense de António Folha, naquele que foi o último jogo de Rui Vitória como treinador do Benfica.

Um dos triunfos mais volumosos das águias deu-se na temporada passada, à 32.ª jornada. Dois golos de Peter Musa e outros de Gonçalo Ramos, Alex Grimaldo e Filipe Relvas (auto-golo) ajudaram o Benfica a sair de Portimão com uma goleada de 1-5.

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt (Benfica): "Precisamos de reverter esta situação. É sempre importante olhar em frente e ganhar o próximo jogo. É o que vamos fazer amanhã. É difícil vencer em Portimão, contra um Portimonense que venceu na última jornada"

Paulo Sérgio (Portimonense): "“Não vou revelar [a estratégia], não vou facilitar a tarefa ao nosso adversário. Nós temos de conseguir correr mais do que eles – e o Benfica é uma equipa que corre muito e trabalha muito. Temos de trabalhar mais, temos de conseguir implementar no terreno aquilo que é o plano, a nossa prática semanal, para podermos equilibrar a contenda”