No terceiro teste oficial a temporada 2024/25 o FC Porto desloca-se aos Açores hoje, às 17 horas (16h locais), onde vai encontrar um Santa Clara motivadíssimos após começar a época com um triunfo depois da fantástica subida da Liga 2. Num jogo historicamente favorável aos dragões, os açorianos vão querer contrariar a História.
Os azuis e brancos apresentam-se com um plantel sem reforços e só com a saída consumada do capitão Pepe, mas os que transitam de 2023/24 surgiram com um novo brilho no olhar e parecem determinados a impor-se no Dragão. Resta ainda a dúvida se os internacionais regressados já farão todos parte das opções em pleno.
Certo é que Evanilson não viajou para os Açores, pois está em Inglaterra a fazer exames médicos para se transferir para o Bournemouth. Fábio Cardoso também não viajou já que vai se transferir para o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos.
Já os açorianos mantiveram grande parte do plantel da época passada, reforçando as posições-chave com outras opções.
Em termos de lesionados, do lado portista Zaidu e Francisco Conceição continuam em recuperação, enquanto que para o Santa Clara só Pedro Pacheco não é opção.
Momento de forma
Os dragões não podiam chegar a este encontro mais motivados, uma vez que além de terem realizado uma pré-época imaculada, onde a vitória foi o tónico constante, ainda operaram uma reviravolta épica na Supertaça e venceram tranquilamente o Gil Vicente na jornada inaugural.
O FC Porto de Vítor Bruno tem-se caracterizado por um futebol ofensivo, onde os jogadores outrora proscritos têm sido decisivos para as boas exibições e os resultados vêm acompanhando as boas exibições. Apesar de, além do Sporting, os dragões não terem defrontado adversários de grande monta, a qualidade do jogo faz prever o melhor para este duelo.
Mas não só os portistas estão em estado de graça, pois o Santa Clara também tem dado boa conta de si. Na pré-época foram só vitórias, levando de vencida Braga B (4-1), Boavista (4-2), Rio Ave (2-1) e Benfica B (3-1). A equipa açoriana está bastante motivada e transportou esse momento para a primeira jornada, onde goleou o Estoril (4-1), mesmo depois de ter estado a perder por 1-0.
Histórico de confrontos
Se nos guiássemos por este capítulo para fazer as previsões para o duelo de hoje, era certo que a História favorece o FC Porto. Em 21 encontros entre ambos, os dragões venceram 18, empataram um e apenas perderam por duas vezes.
Se a primeira vitória açoriana aconteceu no campeonato 2001/02, os outros bons resultados são mais recentes. O segundo triunfo aconteceu na Taça da Liga 2021/22, quando Chindris, Ricardinho e Nenê fizeram os golos do Santa Clara e o tento de Taremi não foi suficiente para somar pontos (3-1).
Já o empate em cima citado foi na edição 2022/23 da I Liga, em que o golo tardio de Kennedy Boateng garantiu um ponto à equipa depois de Fábio Cardoso ter inaugurado o marcador contra o antigo clube (1-1).
Em termos de golos também não está nada favorável ao emblema dos Açores, pois são 43 tentos portistas, contra 15 do Santa Clara, o que pende desfavoravelmente a balança para os nortenhos.
Ainda assim, o maior desnível entre as duas equipas aconteceu em 2002/03, quando o FC Porto goleou o Snata Clara (5-0), no antigo Estádio das Antas. Maniche, Derlei (2), Deco e Hélder Postiga foram os responsáveis pelas celebrações.
O que dizem os treinadores
Vasco Matos, do Santa Clara: "O FC Porto é sempre uma equipa forte. Têm jogadores de muita qualidade individual e o seu coletivo também é muito forte, já com dinâmicas bem trabalhadas. Por isso, não esperamos facilidades. Temos de olhar para nós. Temos de ser extremamente competitivos, rigorosos e com muita ambição"
Vítor Bruno, do FC Porto: "É um adversário que vem com uma dinâmica desde o ano passado. Subiram com todo o mérito. Têm feito um início de época muito forte, mesmo na pré-época. Já no Estoril, depois de estarem a perder, ganharam por 4-1. Na pré-época foi igual. Tem dedo de treinador. Vê-se que sabe o que faz em campo. É uma equipa madura. Faz-nos estar alerta com os valores Porto para sermos bem-sucedidos no final"
O árbitro
Fábio Veríssimo foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Nélson Pereira e José Mira. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Oliveira e Carlos Campos.
Será o sétimo encontro do juiz de Peniche com o Santa Clara em jogos para a Primeira Liga. Nas restantes seis ocasiões, os açorianos somam duas vitórias, um empate e três derrotas.
Quanto ao FC Porto, os dragões encontram Fábio Veríssimo para o campeonato pela oitava vez. Nos outros sete encontros, os azuis e brancos somam cinco triunfos, um empate e uma derrota.
Comentários