![Benfica em risco de não cumprir regras da UEFA, alerta estudo. SAD encarnada recebe 15 cêntimos por cada euro em vendas e compras](/assets/img/blank.png)
O Benfica poderá entrar em incumprimento das regras de gestão da UEFA nos próximos anos, se não houver melhorias significativas nas contas do clube.
Esta é a conclusão de um estudo desenvolvido por João Duarte, professor da Nova Nova School of Business and Economics, , e Adrian da Horta Filho, especialista em finanças, citado pelo jornal Eco. O estudo levou três semanas a ser feito e teve como fontes o Relatório e Contas da SAD do Benfica de 2010-11 até 2023-24, dados da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Transfermarkt, para além das contas do Sporting e do FC Porto entre 21-22 e 23-24.
Os especialistas alertam que o Benfica poderá entrar em incumprimento da Regra de Rendimento Agregado de Futebol da UEFA - mecanismo que substituiu o 'fair-play' financeiro' - já na época 2025/26, se o clube não se apurar para a Liga dos Campeões.
O estudo, diz o Eco, foi pedido por vários sócios do Benfica que tem como principal promotor Marco Galinha, possível candidato à liderança do emblema da Luz.
Os especialistas alertam que dos 483 milhões de euros de passivo do Benfica, 222 milhões dizem respeito a empréstimos - 178 milhões em empréstimos obrigacionistas (18 milhões a serem saldados no prazo de um ano) e 46 milhões em empréstimos bancários (39 milhões até um ano).
O estudo centrou-se também nas vendas de ativos do clube e detalha que "no último triénio, por cada euro ganho entre compras e vendas, apenas 15 cêntimos entraram nos cofres do Benfica".
Nesse aspeto e em jeito de comparação, o estudo diz que o FC Porto recebeu 28 cêntimos por cada euro ganho entre compras e vendas, e o Sporting recebeu 84 cêntimos por cada euro entre compras e vendas.
De recordar que o empresário Marco Galinha admitiu, numa entrevista recente à Rádio Renascença, estar disponível para avançar par a presidência do Benfica nas eleições deste ano.
Comentários