O Casa Pia disputa a edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol ainda ‘de casa às costas’, movendo-se do Estádio Nacional para o Municipal de Rio Maior, em busca de uma nova temporada tranquila.
Depois de terminar no 10.º lugar, com 41 pontos, na última temporada, que marcou o regresso da formação de Pina Manique à elite do futebol português, passados 83 anos desde a única presença, o objetivo passará de novo pela manutenção, fazendo melhor.
Com o Estádio Pina Manique ainda a aguardar o início das obras, o Casa Pia vai jogar as partidas caseiras a 83 quilómetros de distância, em Rio Maior, e com remodelações no plantel que foi a grande ‘sensação’ ao longo da primeira volta do campeonato passado - fechou a primeira metade de 2022/23 em lugar europeu, na quinta posição.
Especial Arranque da I Liga 2023/24: análise às equipas, os grandes reforços, as principais saídas
Entre os titulares da última época, os ‘gansos’ viram o ala direito Lucas Soares rumar ao Santa Clara e o médio Afonso Taira aos sauditas do Al Kholood, permanecendo, para já, com Leonardo Lelo e Saviour Godwin, futebolistas que têm sido alvo de alguma cobiça.
No capítulo das contratações, o Casa Pia contabiliza, até ao momento, nove reforços, com o setor defensivo a ser reforçado com os alas direitos André Geraldes (ex-Maccabi Telavive, Israel) e Gaizka Larrazabal (ex-Real Saragoça, Espanha), o central Duplexe Tchamba (ex-Sonderjyske, Dinamarca) e o defesa esquerdo Tiago Dias (ex-Feirense).
Para a zona intermediária do terreno, os lisboetas recrutaram os médios Rafael Brito (ex-Benfica) e Pablo Roberto (ex-Vila Nova, Brasil), com o ataque a ter como ‘caras novas’ os dianteiros Jajá (ex-Athletico Paranaense, Brasil) e Fernando Andrade (ex-FC Porto).
Por outro lado, o Casa Pia também garantiu a continuidade de muitos elementos-chave do plantel, ao renovar os vínculos contratuais com o guarda-redes Ricardo Batista, os defesas centrais Vasco Fernandes e Nermin Zolotic, e o centrocampista Ângelo Neto.
O treinador Filipe Martins continuará a sua ligação de sucesso ao Casa Pia, ao iniciar a sua quarta temporada ao serviço do clube.
Os lisboetas foram até Faro vencer o recém-promovido Farense por 3-0, na ronda inaugural da Primeira Liga.
O conjunto casapiano recebe depois o Sporting, logo na segunda jornada esta sexta-feira, enquanto as visitas a Benfica e FC Porto acontecerão na nona e 13.ª rondas. A fechar a edição da I Liga, na 34.ª e derradeira partida, o Casa Pia vai jogar no terreno do Famalicão.
Comentários