O FC Porto defende no domingo a liderança da I Liga portuguesa em casa do Vitória do Setúbal, um dia depois de o Sporting, em igualdade com os ‘dragões’ no topo, visitar o Boavista, na 14.ª jornada.
Os ‘dragões’, embora venha de dois empates consecutivos no campeonato, apresentam-se moralizados com a recente qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões e visitam uma equipa com a qual empataram na última temporada (0-0), após 16 triunfos consecutivos no Estádio do Bonfim.
No domingo, às 20:15, vão encontrar-se duas equipas em momentos opostos, com o FC Porto, líder sem derrotas, a jogar com um Vitória de Setúbal em crise institucional e de resultados, vindo de cinco derrotas consecutivas em todas as competições.
Quatro dias depois da derrota em casa do FC Barcelona (2-0), que o deixou fora da Liga dos Campeões, o Sporting, também sem derrotas na prova, visita o Boavista, oitavo classificado, em busca da terceira vitória consecutiva na prova.
Depois de igualarem o FC Porto no topo na última ronda, ao aproveitarem o empate dos ‘dragões’ na última ronda com o Benfica, os ‘leões’ podem isolar-se provisoriamente na liderança, caso vençam no Estádio do Bessa, onde esta época os 'encarnados' já perderam.
Na ressaca da sexta derrota em outros tantos encontros na ‘Champions’, depois de perder na terça-feira com o Basileia (2-0), o Benfica, terceiro classificado a três pontos da liderança, volta a jogar no Estádio da Luz, no sábado, frente ao lanterna-vermelha Estoril-Praia.
Para os ‘encarnados’, o Estoril-Praia será, em teoria, uma boa equipa para equipa para esquecer o ‘pesadelo’ europeu, pois os ‘canarinhos’ apenas venceram três vezes em casa do Benfica – nas distantes décadas de 1940 e 1950 – e, nesta edição da I Liga, não triunfam há 10 encontros.
O Sporting de Braga, que fecha hoje a participação na fase de grupos da Liga Europa, joga em casa do Marítimo, num encontro entre quarto e quinto classificados, respetivamente.
As duas equipas chegam ao jogo de segunda-feira em bons momentos de forma para o campeonato, com os insulares sem derrotas há quatro encontros, e o Sporting de Braga há oito – apenas somou um empate –, sendo que os ‘arsenalistas’ estão a apenas dois pontos do Benfica.
No entanto, o Marítimo sofreu um forte revés nos objetivos da temporada na quarta-feira, ao ser afastado da Taça de Portugal em casa pelo Cova da Piedade, da II Liga, ao poerder no desempate por grandes penalidades (4-2).
Igualmente na segunda-feira, o Vitória de Guimarães, sétimo classificado, procura, pela primeira vez esta temporada, conseguir três vitórias consecutivas na I Liga, na receção ao Feirense, 15.º e que vem de quatro derrotas seguidas.
A 14.ª jornada abre na sexta-feira, com o Rio Ave, sexto posicionado, a receber o Moreirense, 17.º e penúltimo, formação que não vence há oito encontros.
A fazer um campeonato tranquilo e sem derrotas há seis encontros, o Portimonense, nono classificado, recebe no domingo o Desportivo de Chaves, 13.º e que atravessa uma das melhores fases da temporada, com três encontros sem perder.
Num embate entre duas equipas que vêm de três derrotas consecutivas, o Belenenses, 10.º posicionado, recebe no domingo o Paços de Ferreira, 14.º.
No sábado, o Desportivo das Aves, 12.º classificado e sem derrotas nos últimos três encontros, recebe um Tondela, 14.º, em crise, após quatro derrotas consecutivas.
Comentários