FC Porto e Sporting preparam-se para mais um duelo, na noite desta sexta-feira, no Estádio do Dragão. Será o embate da história entre os dois clubes, o quarto da presente temporada. E, ao longo dos anos, ninguém marcou tantos golos no Clássico entre dragões e leões como Fernando Peyroteo (23 golos em 25 jogos).

Albano, outro dos lendários 'cinco violinos' dos verdes e brancos, com 14 golos em 29 jogos, surge no segundo lugar da lista de melhores marcadores de sempre em jogos entre FC Porto e Sporting. O melhor marcador de sempre do FC Porto contra o rival de Alvalade é Pinga, lenda da década de 1940 dos azuis e brancos, também com 14 golos (em 31 jogos).

Avançando um pouco mais na Histórica, um pouco mais abaixo na lista encontramos nomes mais recentes, como Fernando Gomes (que até representou os dois emblemas), com 9 golos no Clássico, Domingos (que jogou pelos dragões e treinou os leões), com 8, Jardel (que também representou os dois clubes, marcando mesmo ao Sporting pelo FC Porto e ao FC Porto pelo Sporting), ou Pedro Barbosa, também com seis.

Mas, e desde o virar do século? O SAPO Desporto elaborou uma galeria com os 14 jogadores que desde o ano 2000 mais golos marcaram em jogos entre FC Porto e Sporting. No topo estão um colombiano e um argelino, mas há um sueco a aproximar-se rapidamente. E há ainda (mais) dois jogadores que também representaram os dois emblemas.