Guarin, aos 57 minutos, Falcao, aos 63’ e aos 87’, e Rodriguez, aos 83’, deram a vitória ao FC Porto por 4-1 ante a União de Leiria, que até foi para o intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Cássio.

Falcao, com estes tentos, ultrapassou Cardozo no topo da lista dos melhores marcadores, com 25 golos, e leva vantagem em caso de tudo terminar empatado, por ter menos minutos de jogo. Cardozo tem domingo a possibilidade de levar o ceptro de máximo goleador.

Num jogo disputado e com a União de Leiria sem medo dos ainda campeões em título, foi mesmo a equipa da casa a colocar-se em vantagem no marcador, ainda que o FC Porto tivesse entrado melhor no jogo.

Aos 23 minutos, uma bela jogada da União de Leiria. Silas fez um bom trabalho no meio campo, tirando os jogadores do FC Porto do caminho, abriu bem na direita para Ruben Brigido a cruzar para o coração da área e Cássio só teve que encostar.

O avançado marcou o seu 12º golo e é já o quarto melhor marcador desta Liga, só atrás de Cardozo, Falcao e Liedson. Nota ainda para um feito histórico de André Santos, emprestado pelo Sporting à União de Leiria, que se torna o primeiro totalista da história da equipa do Lis (2700 minutos, todos os minutos cumpridos).

Num estádio muito despido, apenas 2694 espectadores, onde tudo já estava decidido desportivamente, e que o facto de estar um tempo chuvoso também não é alheio, foi o FC Porto quem entrou melhor. Com três titulares de fora, Raul Meireles, Bruno Alves e Fucile, José Gomes, em substituição de Jesualdo Ferreira, castigado, fez várias alterações que não deram resultado. José Gomes, para a segunda parte, tirou Valeri para colocar Rodriguez, o que veio imprimir outra dinâmica à equipa portista.

Na primeira parte, o FC Porto dispôs de três boas oportunidades de marcar: Rolando , aos seis minutos, pouco depois Falcao, a passe de Hulk, e Guarin aos 26’.

Depois disso, a União de Leiria subiu de rendimento, tornando o encontro mais disputado. Aos 15’, Zé António, após canto na direita, rematou forte, com a bola a mudar de trajectória e por pouco a não entrar.

A abrir o segundo tempo, foi o Leiria quem teve a primeira oportunidade para ampliar, por Cássio, num remate potente, mas Beto estava atento.

Pouco depois, numa jogada confusa dentro da área leiriense, Guarin empatou o encontro, embora estivesse fora de jogo.

Aos 63’, Falcao alcançou Cardozo. Depois de um cruzamento para a grande área e de remate de Hulk, para defesa incompleta de Duricic, Falcao apontou o 24 golo esta temporada e fez o 2-1 para os “dragões”.

Rodriguez, aos 83’, numa boa jogada de insistência, fez o terceiro golo portista. Pouco depois, Falcao foi derrubado na grande área por Duricic e converteu para o 25 golo.

No final do encontro, alguns adeptos portistas entraram no relvado para saudar a equipa.

Com esta vitória, o FC Porto encerra a época 2009/10 com 68 pontos e domingo entrega o ceptro de campeão ao Benfica ou Sporting de Braga, para quem os adeptos do FC Porto presentes em Leiria preferem passar o testemunho, ao entoarem "Nós só queremos Domingos campeão". A União de Leiria termina a época com 35 pontos e, provisoriamente, no nono lugar.