Para além da eliminação da Liga Europa, a derrota da noite de quinta-feira em Bérgamo teve outro momento bem duro para o Sporting: Pedro Gonçalves lesionou-se no momento em que apontou, a meio da primeira parte, o golo dos leões, e foi substituído logo depois, em lágrimas.

Uma imagem que preocupou, desde logo, os sportinguistas. Preocupações confirmadas depois, no final da partida, por Rúben Amorim. "O Pote, em princípio, tem uma lesão muscular, e como está com dores até a andar não deve ser uma coisa pequena. É recuperar, ainda vai a tempo de nos ajudar", começou por dizer na flash interview que se seguiu à partida.

Depois, na conferência de imprensa pós-jogo, foi mais além: "Sentiu uma dor na perna, está com dores agora. Deve ser uma lesão muscular. Vamos avaliar e veremos quanto tempo vai estar afastado da equipa. Ele sabe que estamos a nove jogos do final do campeonato e a um da Taça, é mais por isso do que pela Seleção. Mas pelo momento em que está teria muitas hipóteses de ser chamado à Seleção, todos os jogadores sentem isso. É um misto, deve ter sido isso, não poder ajudar o Sporting e não poder ajudar a Seleção".

Ausência nos próximos jogos. Quais?

O Sporting defronta, domingo, a partir das 20h30, o Boavista no Estádio José Alvalade, em encontro da 26.ª jornada da Primeira Liga e a ausência de Pedro Gonçalves nesse encontro é, pois, um dado adquirido.

Depois, e se para Pote a interrupção das provas de clubes para os compromissos de seleções não é animadora, visto que teria talvez uma última oportunidade de ser chamado e convencer Roberto Martínez a considerá-lo ainda para a convocatória para o EURO2024, para o Sporting acaba por ser uma boa notícia. É que esse interregno de jogos acaba por dar mais algum tempo de recuperação ao jogador sem que este falhe tantos jogos.

Depois da receção ao Boavista, os leões só voltam a jogar a 30 de março, 13 dias depois, com uma visita ao terreno do Estrela da Amadora. Pelas palavras de Rúben Amorim, contudo, não será provável que Pedro Gonçalves esteja recuperado por essa altura. E é aqui que as coisas se complicam. É que, depois desse encontro na Reboleira seguem-se dois duelos decisivos com o Benfica: a 3 de abril, na Luz, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, e no fim de semana seguinte há novo dérbi da capital, com o Sporting a receber o Benfica em Alvalade para a 28.ª jornada.

É provável que depois se siga - agora que o Sporting já não tem compromissos europeus pela frente - o encontro em atraso em Famalicão.  E, no fim de semana de 13 e 14 de abril, joga-se a 29.ª jornada, na qual o Sporting visita Barcelos para defrontar o Gil Vicente.

Considerando uma paragem de um mês para Pedro Gonçalves, o regresso seria então na Jornada 30, em Alvalade, frente ao Vitória de Guimarães, no fim de semana de 20 e 21 de abril. Mas o tempo de paragem, como disse Amorim na conferência de imprensa após a derrota em Itália, é ainda uma incógnita.

Como se tem dado o Sporting sem Pedro Gonçalves esta época?

Pedro Gonçalves soma até à data 16 golos e 13 assistências em 40 jogos em 2023/24. Números impressionantes, sendo o segundo melhor marcador da equipa, apenas atrás de Gyokeres e o que mais assistências para golo fez.

Ao todo, contribuiu então diretamente para 29 golos do Sporting e está perto dos números totais da temporada passada, a sua melhor em termos de contribuição para golos, na qual marcou 20 e fez 13 assistências (exatamente as que já leva esta época).

Além disso, Pote atravessava um excelente momento de forma: dez dos 16 golos assinados esta época foram apontados já em 2024.

O Sporting disputou, ao todo, 42 jogos esta temporada. Pedro Gonçalves esteve em 40 (36 como titular, 4 como suplente utilizado). Só ficou, portanto, de fora em dois jogos: no encontro da primeira mão com a Atalanta, que o Sporting empatou a um golo em Alvalade, e o jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao modesto Dumiense, em que Pote não saiu do banco e o Sporting goleou por 8-0.

Na temporada passada, Pedro Gonçalves também só falhou dois jogos dos leões: um para a Liga dos Campeões (empate com o Totetnham) e um para a Primeira Liga (derrota por 1-0 na Madeira, frente ao Marítimo).

Quer isto dizer que, nos últimos quatro jogos do Sporting em que Pedro Gonçalves não alinhou, os leões somaram uma vitória (frente ao Dumiense), dois empates (ante Atalanta e Tottenham) e uma derrota (frente ao Marítimo).