Benfica e FC Porto medem forças esta tarde em partida relativa à 27ª jornada da primeira liga, naquele que é o clássico número 252 entre águias e dragões. São esperados mais de 60 mil nas bancadas do Estádio da Luz para um jogo que pode deixar praticamente encerradas as contas relativamente à luta pelo título nacional. O SAPO Desporto está desde cedo nas imediações do Estádio da Luz para medir o pulso ao ambiente vivido antes de um dos mais vibrantes embates do futebol português.
Em dia de sexta-feira santa, deuses do futebol quiseram que um Benfica-FC Porto fosse agendado para um feriado, permitindo assim aos adeptos chegarem antecipadamente ao estádio para disfrutarem de todo o ambiente que caracteriza os grandes jogos de futebol. À medida que nos vamos aproximando do Estádio da Luz, começam a surgir as primeiras camisolas vermelhas. Sejam casais, pais com filhos ou um grupo de amigos, todos querem chegar o mais cedo possível para evitar grandes confusões e aglomerações na altura de entrar.
As únicas camisolas azuis que surgem no meio da mancha vermelha são da polícia, com centenas de elementos a controlar a chegada dos vários autocarros cheios de adeptos e de todos aqueles que vão chegando...a pé, porque hoje não há metro e os autocarros vão a abarrotar.
Amigos encontram-se junto às bancas de comes e bebes, partilhando histórias de jogos recentes a que assistiram na Luz e fora de portas. Pelo meio os cânticos de apoio aos encarnados que surgem espontaneamente no meio da multidão, levando muitos a sacar dos telemóveis para gravar o momento...o primeiro lugar e os dez pontos de vantagem relativamente ao adversário ajudam muito na altura de cantar.
Todos procuram esconder-se do sol abrasador que ilumina Lisboa, procurando toda e qualquer nesga de sombra para se abrigarem num dia de primavera com fortes laivos de verão. O calor faz-se sentir de tal forma que um adepto chegou mesmo a ter atenção dos bombeiros devido a uma quebra de tensão. O sol castigador é combatido com um copo de cerveja numa mão e uma bifana noutra, tudo graças ao incansável trabalho de quem está nas bancas a tentar atender a todos os pedidos de comida e bebida dos adeptos encarnados.
Enquanto isso montam-se palcos para sessões de animação dos adeptos, com concurso de toques de bola, remates à baliza ou ver quem consegue cabecear a bola mais alta.
O avançar dos minutos leva muitos a juntarem-se numa das pontes de acesso ao estádio para poderem ver a chegada dos autocarros. Antes disso, são os adeptos do FC Porto que chegam, sendo brindados pelos adeptos encarnados com a receção caracterizada pelas provocações do costume. Tudo isto feito bem à distância, tendo em conta o perímetro de segurança implementado pela polícia de choque, que não deixam ninguém aproximar-se um centímetro que seja.
Ao contrário dos jogos com o Sporting, a massa adepta junto ao Estádio da Luz não mostra camisolas do FC Porto, sendo a mancha humana predominantemente vermelha e branca. Não é por acaso que as bancas fora do estádio vendam apenas camisolas e cachecóis das águias, alguns dos quais já relativos ao jogo do Benfica diante do Inter de Milão para a Liga dos Campeões.
À medida que a hora do jogo se aproxima, o passo daqueles que chegam ao Estádio é mais leve e acelerado. Apesar das portas ainda não estarem abertas, já muitos esperavam impacientes junto às barreiras de segurança para poderem começar a inundar as bancadas da Luz. A casa estará certamente cheia no ninho da águia, esperando-se um grande ambiente para um grande jogo.
Agora só falta que os artistas subam ao relvado, a bola comece a rolar e que comece o espetáculo.
E o espetáculo poderá continuara a ser acompanhada no SAPO Desporto EM DIRETO, com vídeos dos principais lances.
Comentários