O Sporting venceu esta segunda-feira o Rio Ave por 3-1 em jogo a contar para a 11ª jornada e recuperou o segundo lugar da prova liderada pelo FC Porto. Bruno Fernandes abriu o marcador aos 8' minutos, mas um livre direto de João Schmidt restabeleceu a igualdade aos 12' minutos. Antes do intervalo, Bas Dost fez o 2-1 para o Sporting e Jovane Cabral fixou o resultado final no segundo tempo com uma 'obra de arte'

Na estreia de Marcel Keizer em jogos oficiais no campeonato português, o Sporting apresentou uma equipa com duas alterações em relação ao onze titular do jogo com o Qarabag para a Liga Europa. Jefferson e André Pinto deram lugar a Mathieu e Acuña e o jogo começou com um Sporting dominador e à procura do golo inaugural com um lance de perigo logo aos 3' minutos na sequência de um canto cobrado por Acuña. Mathieu saltou mais algo ao primeiro poste e atirou de cabeça ao lado.

Aos 8' minutos, o Sporting abriu o marcador no Estádio dos Arcos na sequência de uma jogada rápida iniciada por Coates na cobrança de um livre favorável ao Sporting. O central uruguai passou a bola para Bruno Fernandes que combina com Nani à entrada da área do Rio Ave. O número 17 dos 'leões' retribuiu a assistência para Bruno Fernandes que num remate cruzado faz o 1-0 para o Sporting.

O Rio Ave reagiu de imediato ao golo dos visitantes e na cobrança de um livre direto aos 12' minutos chegou ao empate com um grande remate de João Schmidt para o fundo da baliza leonina. O golo 'despertou' os vilacondenses e aos 14' minutos Vinícius surgiu isolado na área do Sporting. Renan ainda defendeu o remate de Vinícius, mas o árbitro assinalou o fora-de-jogo e anulou a jogada.

Apesar da reação do Rio Ave, o Sporting continuou a dominar a partida e a criar lances de muito perigo junto à baliza de Leo Jardim. Aos 21' minutos, Bruno Fernandes 'puxou a culatra atrás' e com um forte remate de longe a obrigar o guardião brasileiro do Rio Ave a uma enorme defesa.  A equipa de Marcel Kaizer dominava em toda a extensão do terreno e numa recuperação de bola a meio-campo surgiu o segundo golo dos 'leões'. Wendel recuperou a posse de bola para o Sporting e passa para Nani que rapidamente assiste Acuña no corredor esquerdo. O internacional argentino correu até à linha e com um cruzamento com 'conta, peso e medida' assistiu Bas Dost para o 2-1 aos 23' minutos.

Ao intervalo, a vantagem leonina era completamente justificável apesar de algumas iniciativas individuais de Galeno e João Schmidt, e de um lance polémico aos 41' minutos em que o Rio Ave ficou a reclamar grande penalidade de Mathieu sobre Vinícius. No entanto, o vídeo-árbitro mandou Carlos Xistra seguir o jogo sem qualquer indicação de grande penalidade.

No segundo tempo, o Sporting continuou a dominar as operações a meio-campo e logo nos primeiros minutos da etapa complementar Bas Dost apareceu ao segundo poste para colocar a bola dentro da baliza, mas Carlos Xistra anulou o lance por posição irregular do avançado holandês, que estava em fora de jogo.

Aos 65' minutos, o Rio Ave esteve perto do empate numa jogada que começa num livre de Galeno e termina com João Schmidt a rematar duas vezes para duas grandes intervenções de Renan.

Em vantagem pela margem mínima, o Sporting alcançou o golo da 'tranquilidade' com uma 'obra-prima' de Jovave Cabral. O extremo luso-caboverdiano tinha entrado no jogo aos 69' minutos e bastaram-lhe apenas três minutos para assinar um dos melhores golos do campeonato até ao momento. Jovane Cabral recebeu a bola de Bruno Fernandes e de pé esquerdo colocou-a no ângulo superior direito da baliza de Leo Jardim.

Mesmo com o golo do Sporting, o Rio Ave não desanimou e foi à procura de um golo que lhe permitisse reentrar na disputa pelo resultado. Aos 80' minutos Renan impediu o golo do Rio Ave após um cruzamento de Galeno. Fábio Coentrão cabeceou à vontade e valeram os reflexos do guarda-redes leonino. O jogador vilacondense ainda tentou a recarga, mas atirou para fora.

Com este triunfo, o Sporting fechou a 11.ª jornada no segundo posto com 25 pontos, menos dois do que o FC Porto, líder, enquanto o Rio Ave concluiu a ronda na sexta posição com 18 pontos, os mesmos do que o Vitória de Guimarães, quinto.