
Uma enorme maré verde inundou esta noite o Rossio, em pleno coração da cidade de Viseu, o habitual ponto de encontro dos adeptos do clube campeão nacional de futebol, com os sportinguistas a comemorarem o bicampeonato na I Liga portuguesa de futebol.
Milhares a festejarem o título, ao ritmo de cânticos, fumos e fogo-de-artifício, com as forças de segurança a vedarem o acesso automóvel ao local, para garantirem que tudo decorria sem incidentes.
Festejos que começaram logo após o apito final de Fábio Veríssimo em Alvalade, a confirmar o triunfo do Sporting por 2-0 sobre o Vitória de Guimarães, com os primeiros adeptos a chegarem rapidamente ao local. Com o passar dos minutos o número foi crescendo, exponencialmente.
A alguns quilómetros do local, e na periferia da cidade, na localidade de Santos Estevão, outra grande concentração de adeptos leoninos junto ao Núcleo Sportinguista local, contrastando com o desalento dos adeptos encarnados, que em grande número se juntaram na Casa do Benfica de Viseu, que dista apenas algumas centenas da casa dos leões de Viseu.
“Em Viseu não há Marquês, mas há Rossio”, entoava em jeito de cântico um grupo de adeptos, vestidos a rigor, num festejo que juntou gente de todas as idades e de várias gerações, mas com um denominador comum à esmagadora maioria, o de verem, pela primeira vez o clube do coração festejar um bicampeonato, o que não acontecia há 71 anos.
“Que felicidade viver este momento pela primeira vez”, desabafava Ana Patrícia, de 57 anos, enquanto a filha, Joana, de 32, frisava ter sido “um título merecido, por tudo o que a equipa passou”, considerando que “a saída de Rúben Amorim poderia ter deitado tudo a perder, mas os jogadores demonstraram um grande caráter e nós nunca deixámos de acreditar, e de os apoiar”, disse.
Com um título ainda por decidir, a final da Taça de Portugal frente ao eterno rival, o Benfica, Fausto José dizia que “claro que é para ganhar, mas, para já vamos saborear este bicampeonato, e depois vamos concentrar-nos na ‘dobradinha’!”.
O Sporting sagrou-se hoje bicampeão português de futebol, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 2-0, na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.
O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos, voltando a ser bicampeão 71 anos depois.
Comentários