O Sporting começa hoje a preparar a defesa da Primeira Liga de futebol, na Academia do clube, em Alcochete, com o objetivo de se sagrar bicampeão nacional, assumido por Rúben Amorim, e uma inesperada ‘crise’ no ataque.

O treinador dos ‘leões’ inicia a sua sexta época no clube (chegou a meio de 2019/20) após grande incerteza sobre o seu futuro na parte final da última época, na qual conquistou o seu segundo título de campeão (2020/21 e 2023/24).

A certeza só chegou em plena festa do título, na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa.

 No entanto, no dia em que regressa ao trabalho, e no qual os ‘leões’ comemoram o 118.º aniversário, o técnico conta apenas com Viktor Gyökeres para a posição mais avançada no terreno, pese embora o noticiado ‘assédio’ de vários clubes das principais ligas inglesa, espanhola ou italiana ao ponta de lança sueco, autor de 43 golos em 2023/24.

É que a saída de Paulinho (21 golos) para o Toluca, da Liga mexicana, a direção ‘leonina’ ainda não apresentou qualquer substituto para o avançado internacional ex-Sporting de Braga.

No capítulo das entradas, de resto, os ‘leões’ ainda só oficializaram o guarda-redes Vladan Kovacevic, de 26 anos, oriundo dos polacos do Raków, que foram adversários do Sporting na fase de grupos da Liga Europa na época passada.

O defesa central Zeno Debast, de 20 anos, ainda não foi confirmado pelos ‘leões’ e encontra-se ao serviço da seleção da Bélgica no Euro2024, mas já assumiu, em entrevista a meios de comunicação do seu país, que vai representar o Sporting.

O belga, tal como todos os jogadores que se encontram a disputar provas oficiais pelas suas seleções, seja o Campeonato da Europa ou a Copa América, têm autorização para se apresentar mais tarde às ordens de Rúben Amorim.

São os casos do defesa Gonçalo Inácio (Portugal), do médio Morten Hjulmand (Dinamarca) ou do guarda-redes Franco Istrael (Uruguai), mas outros jogadores que disputaram encontros particulares pelos seus países, no início de junho, também poderão chegar mais tarde a Alcochete.

São os casos dos defesas Geny Catamo (Moçambique) e Ousmane Diomandé (Costa do Marfim), do médio Hidemasa Morita (Japão) e Gyökeres, que foi dispensado da seleção da Suécia, mas encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica a um joelho.

Nos trabalhos de preparação da nova época deverão, também, participar vários jovens jogadores cujo futuro é incerto e procuram provar a Rúben Amorim que têm valor para ficar no clube.

O médio Mateus Fernandes, que regressa de empréstimo bem-sucedido ao Estoril Praia, parece ser aquele que está mais perto de conseguir esse objetivo, mas o também médio Dário Essugo (regressa do Desportivo de Chaves), o guarda-redes Diego Callai (volta do Feirense) e o avançado Rodrigo Ribeiro (Nottingham Forrest, de Inglaterra) ainda procuram convencer totalmente o técnico.

O mesmo irá acontecer com vários jogadores da formação do Sporting, que Rúben Amorim deverá integrar nos trabalhos, pelo menos, até ao final do estágio de preparação que o Sporting vai realizar em Lagos, no Algarve, entre 13 e 24 de julho.

Durante esse período de concentração, os ‘leões’ vão defrontar os belgas do Union Saint-Gilloise (dia 17) e os espanhóis do Sevilha (dia 23) nos únicos dois encontros de preparação confirmados até ao momento pelos ‘verde e brancos’.

Ainda por confirmar está o adversário do troféu Cinco Violinos, que costuma servir de apresentação aos sócios, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, antes do arranque oficial, com a disputa da Supertaça Cândido Oliveira, frente ao FC Porto, em 03 de agosto, em Aveiro, uma semana antes do início do campeonato.

Plantel provisório do Sporting para 2024/25:

- Guarda-redes: Vladan Kovacevic (ex-Raków Częstochowa, Pol), Franco Israel, Diego Callai e Diogo Pinto.

- Defesas: Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Geny Catamo, Matheus Reis, Nuno Santos, Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande e Rafael Pontelo.

- Médios: Mateus Fernandes, Daniel Bragança, Dário Essugo, Koba Koindredi, Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.

- Avançados: Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres e Rodrigo Ribeiro.

Saíram: Antonio Adán (fim de contrato), Luís Neto (fim de contrato), Miguel Menino (fim de contrato), Afonso Moreira (empréstimo ao Gil Vicente), Paulinho (Toluca, Méx) e Tiago Ferreira (Estrela da Amadora).