Já com o novo ano a decorrer e depois da derrota do AC Milan frente à Juventus, só uma equipa se mantém invicta no top-10 das principais ligas europeias: O Sporting.
Nas 'Big-5', - onde estão incluídas a Premier League, a La Liga, Ligue 1, Série A e Bundesliga -, deixaram de haver equipas que ainda não perderam em 2020/21 nos respetivos campeonatos.
Na quarta-feira, os 'rossoneri', (ainda) líderes da Série A, caíram frente à Juventus ao somarem um desaire por 3-1, vendo assim quebrada uma invencibilidade no campeonato que já durava desde o mês de março do ano passado (derrota frente ao Génova na Série A). Cristiano Ronaldo e Rafael Leão foram titulares do lado da 'vecchia signora' e 'rossoneri', respetivamente.
Na La Liga, o Atlético de Madrid é líder com 38 pontos, mas já com uma derrota averbada. O mesmo se passa na Alemanha, com o Bayern em primeiro, mas sem registo imaculado (1 derrota). Em Inglaterra, o Liverpool lidera, juntamente com o United, (33 pontos), mas as duas equipas a somaram já dois e três desaires, respetivamente até ao momento.
O que quer dizer que no atual top-10 das Ligas europeias, de acordo com o ranking da UEFA, - As 'Big-5' mais a liga portuguesa, russa, holandesa, belga e austríaca - só o clube de Alvalade se mantém ainda invencível nas competições domésticas.
Contudo, relembra o playmaker stats, que há outras equipas fora do top-10 que permanecem sem derrotas, como são os casos do Rangers de Steven Gerrard, do Shakhtar de Luís Castro e do Olympiacos de Pedro Martins.
O registo dos escoceses é particularmente impressionante: Ao cabo de 22 jogos, a equipa de Glasgow somou vinte vitórias e apenas dois empates. Lidera o campeonato com 19 pontos de vantagem sobre o Celtic. Digno de destaque é também o número de golos sofridos: Apenas cinco. O Sporting soma os mesmos dois empates, mas ao cabo de 12 jogos: 28 golos marcados e oito sofridos. Viramos agora a bitola ao registo de duas equipas orientadas por treinadores portugueses: O Shakhtar de Luís Castro, apesar da invencibilidade até ao momento, não lidera o campeonato na Ucrânia. Soma até ao momento sete vitórias e cinco empates, 26 pontos em 12 jogos. Na Grécia, o Olympiacos de Pedro Martins lidera a prova, com 12 vitórias em 14 jogos, somando igualmente dois empates.
Para além das referidas ligas - Portugal, Escócia, Ucrânia e Grécia - há mais cinco equipas que ainda não sabem o que é perder fora das principais ligas, depois de terem disputado pelo menos 10 jornadas no campeonato local. São elas: O FK Sarajevo (Bósnia), KF Teuta (Albânia), o Crvena Zvzda (Sérvia), Slavia Praha (República Checa) e Ferencvaros (Hungria).
O Sporting defronta, esta sexta-feira, o Nacional que é 11.º classificado da Liga. Os leões terão certamente um desafio complicado num terreno que trouxe sempre dificuldades em termos históricos: Em 24 embates, o Sporting somou 11 vitórias, 10 empates e três derrotas na casa da equipa insular.
Comentários