Com cinco pontos de atraso para os lugares de acesso à Liga dos Campeões, o Sporting chega ao clássico frente ao FC Porto, da 20.ª jornada da I Liga de futebol, com pouca margem de manobra.
Na luta por uma das três primeiras posições, que permitem o acesso direto à fase de grupos da milionária ‘Champions’ (dois primeiros) ou à presença nas pré-eliminatórias (terceiro), um triunfo frente ao atual campeão nacional é vital para os ‘leões’, que já sofreram cinco derrotas na I Liga e perderam o influente Pedro Porro no mercado de inverno.
O Sporting está no quarto lugar, com 38 pontos, a cinco do Sporting de Braga, a sete do FC Porto e a 15 do líder Benfica, equipa que tem mais um jogo disputado.
Esta é a quarta vez nas últimas 10 temporadas que o Sporting chega fora do ‘pódio’ da I Liga à 19.ª jornada, depois de ter sido nono em 2012/13, quarto em 2018/19 e quinto em 2019/20.
Nestes casos, apenas por uma vez conseguiram recuperar para um dos lugares do pódio, em 2018/19, terminando em terceiro. Esta temporada, o Sporting, até ao momento, ainda não subiu acima do quarto lugar.
A irregularidade tem sido uma constante no grupo orientado por Rúben Amorim, que arrancou a época com apenas uma vitória nos primeiros quatro jogos do campeonato, frente ao Rio Ave (3-0), tendo empatado em Braga 3-3, perdido na visita ao campeão FC Porto (3-0) e na receção ao Desportivo de Chaves (2-0).
Os transmontanos foram os únicos a ‘roubarem’ pontos no Estádio José Alvalade, onde os ‘leões’ venceram os outros oito jogos para a I Liga. Já nos jogos fora, os resultados têm sido bem diferentes.
Além de serem batidos na visita ao FC Porto, os ‘verde e brancos’ foram também derrotados nos recintos de Boavista (2-1), Arouca (1-0) e Marítimo (1-0), tendo empatado no terreno do Benfica (2-2).
Esta época, os ‘leões’ ainda não venceram mais de três jogos seguidos no campeonato, o que pode acontecer caso vençam ao FC Porto, depois das vitórias recentes frente a Vizela, Sporting de Braga e Rio Ave.
Juntando o empate com o Benfica, na 16.ª jornada, esta é já a melhor série do Sporting no campeonato, com quatro jogos seguidos sem derrotas.
Entre as jornadas oito e 10, o Sporting bateu Gil Vicente, Santa Clara e Casa Pia, mas foi derrotado a seguir pelo Arouca. Depois voltou a vencer três jogos entre a ronda 12 e 14 – Vitória de Guimarães, Famalicão e Paços de Ferreira – mas voltou a cair, desta vez na Madeira.
Se no campeonato a época não tem sido feliz, o mesmo aconteceu nas restantes competições, com o Sporting a sair logo na terceira eliminatória da Taça de Portugal, derrotado pelo Varzim, da Liga 3, enquanto na Taça da Liga os ‘leões’ conseguiram chegar até à final, mas foram batidos pelo FC Porto por 2-0, em jogo disputado há menos de duas semanas.
Também nas competições europeias o conjunto de Rúben Amorim foi capaz do melhor e do pior. Arrancou a fase de grupos da Liga dos Campeões com vitórias na visita ao Eintracht Frankfurt (3-0) e na receção ao Tottenham (2-0), mas depois não venceu nenhum dos restantes quatro jogos e terminou o grupo em terceiro, apenas à frente dos franceses do Marselha, caindo para a Liga Europa.
O clássico da 20.ª jornada da I Liga entre o Sporting e o FC Porto está agendado para este domingo, pelas 18h00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Comentários