O Sporting entra para a quarta jornada no primeiro lugar da I Liga com os mesmos sete pontos que o FC Famalicão, mas à frente dos famalicenses devido aos critérios de desempate.

Com a mesma diferença de golos (três positivos), o critério seguinte são os golos marcados fora de casa. Neste caso o Sporting soma quatro golos marcados fora (um no Estádio dos Barreiros e três em Portimão) e o Famalicão três (dois nos Açores e um no D. Afonso Henriques).

A última vez que os ‘leões’ entraram para a quarta jornada lideres da tabela foi na época de 2016/2017: o Sporting era líder isolado com nove pontos. Atrás, com sete pontos, estavam Benfica, Vitória de Setúbal e SC Braga.
A turma de Alvalade mantém assim o hábito recente de chegar a esta jornada nos lugares cimeiros da tabela, com os mesmos pontos do líder.

Na época passada no final da terceira jornada SC Braga (1.º), Benfica (2.º), Sporting (3.º) e Feirense (4.º) tinham os mesmos sete pontos, o que se repetiu em 2017/2018 (Benfica (1.º), FC Porto (2.º), Sporting (3.º) e Rio Ave (4.º) com nove pontos) e 2015/2016 (FC Porto (1.º), Sporting (2.º) e Arouca (3.º) com sete pontos).

A última vez que o clube de Alvalade não estava com os mesmos pontos que o líder nesta altura do campeonato foi em 2014/2015: a equipa na altura treinada por Marco Silva estava em oitavo lugar com cinco pontos e a quatro de Rio Ave (1.º), Vitória de Guimarães (2.º) e FC Porto (3.º) que somavam nove pontos.

A equipa de Marcel Keizer vai procurar continuar no topo da tabela depois do confronto com o Rio Ave em Alvalade no próximo domingo.