A época do FC Porto não está a correr tão bem internamente como fora. Com nove jornadas já disputadas no campeonato, os dragões já perderam por duas vezes frente a equipas que não lutam pelo título, ao que se soma o empate frente ao Sporting em Alvalade. São oito pontos perdidos em apenas nove jornadas, um 3.º lugar e a liderança a quatro pontos.
Além dos pontos perdidos, há um dado que causa preocupação no FC Porto: os golos sofridos. Nestas nove rondas, o FC Porto já encaixou 13 golos. Só Famalicão e Boavista com 18 e Tondela com 15 sofreram mais golos nesta edição da Primeira Liga. Um problema que preocupa e muito Sérgio Conceição.
"Normalmente, a equipa campeã é a equipa que sofre menos golos, eu tenho experiência nisso. Tão importante como marcar é não sofrer. Mas isso não tem nada a ver com ser mais ofensivo ou defensivo. Nestes três anos, fomos duas vezes a equipa que fez mais golos", lembrou Sérgio Conceição, na análise à vitória por 4-3 frente ao Tondela.
Este foi o terceiro encontro a encaixar três golos nesta edição da Liga: começou com a derrota inesperada em casa frente a Marítimo por 3-2, a que se seguiu novo desaire fora com o Paços de Ferreira pelo mesmo resultado.
Para encontrar um Dragão com 13 golos sofridos à 9.ª jornada é preciso recuar até 1976/77, na altura com José Maria Pedroto. Curiosamente, nessa época o FC Porto também tinha 23 golos marcados e os mesmos 13 sofridos que tem agora. O pior desempenho defensivo depois destes dois registos teve lugar em 1970/71, com o inglês Tommy Docherty como trinador: 14 golos sofridos ao cabo de nove jornadas.
Mas para ver um campeão nacional tão permeável, é preciso ir ainda mais longe. Na época 1963/64 o então campeão Benfica já tinha sofrido 13 golos ao cabo de nove jornadas.
Só por uma vez o FC Porto foi campeão com 13 golos sofridos à 9.ª jornada (Benfica e Sporting foram campeões em cinco ocasiões, respetivamente).
Desde a que a vitória passou a valer três pontos (1995/96), o FC Porto tinha, em média, cinco golos sofridos à 9.ª jornada da I Liga. Nesta época, leva uns impressionantes 13 tentos encaixados, oito a mais do que a média.
Totalizando todas as competições esta época, o FC Porto sofreu 16 golos e marcou 33 em 15 partidas. Na Champions só sofreu fora frente ao Manchester City (3-1).
Comentários