Jassie Vasconcelos e Sarah da Costa são as caras novas da seleção feminina de futebol e mostraram-se hoje "surpreendidas e orgulhosas" por poderem vir a representar Portugal nos jogos de preparação frente à Finlândia.
A extremo Jassie Vasconcelos, que atua no País de Gales, ao serviço do Cardiff City Ladies, começou por confessar a felicidade com que recebeu a notícia da sua primeira convocatória para representar a seleção liderada por Francisco Neto e enalteceu a oportunidade para poder evoluir.
"Foi [uma surpresa]. Saltei, gritei, pus as mãos na cabeça. É muito bom estar aqui, ver a qualidade destas jogadoras e fazer parte desta equipa. Nós progredimos aqui, estou muito contente de ter esta oportunidade para evoluir e de estar mais em contacto com Portugal", revelou a atleta de 23 anos.
Desafiada a apontar as principais diferenças entre o campeonato português e o britânico, Jassie reconheceu a diferença de níveis competitivos, mas elogiou o progresso conseguido no país natal.
"O campeonato inglês é muito rápido, é sempre a correr. Mas o campeonato português é muito bom, tenho visto alguns jogos e sinto orgulho por Portugal ter começado este projeto, de ter apostado em nós", constatou.
Ainda assim, a extremo admitiu que "muita gente ainda olha de lado [para o futebol feminino], mas frisou que o mais importante é a "evolução" que tem conseguido ao longo dos anos.
Quanto à receção das colegas no balneário, onde não está presente a capitã Cláudia Neto, devido a lesão, a nova atleta de Portugal disse que está a ser "fantástico" e que recebe "todo o apoio", sublinhando a vontade de "voltar mais vezes".
Já a defesa central Sarah da Costa, que atuou por Portugal nas camadas jovens, apresentou-se "muito contente" por poder vir a representar a equipa das 'quinas' pela primeira vez ao mais alto nível, porém revelou "algumas dificuldades para entender" o que o selecionador Francisco Neto lhe pede, uma vez que não domina a língua portuguesa.
A representar as cores dos franceses do Grenoble Foot 38, Sarah reconheceu, tal como Jassie, a "progressão" de Portugal nos últimos anos, salientando que existe qualidade e capacidade para "voltar a atingir um grande um objetivo" como aconteceu com a presença na fase final do Euro2017, na Holanda.
As 21 atletas convocadas têm agendado para sábado e 19 de setembro um duplo compromisso de caráter particular com a Finlândia, o primeiro no Estádio Municipal de Arouca, pelas 16:00, e o segundo no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, pelas 15:00.
Comentários