Com Espanha (campeã) e Polónia e Ucrânia (organizadores do torneio) já apuradas, a UEFA dividiu as restantes selecções em seis grupos de seis países e três de cinco.
Os vencedores dos nove grupos e o segundo melhor classificado apuram-se para a fase final do Euro2012.
Entra então aqui a questão do empate com o Chipre: caso Portugal seja primeiro apura-se automaticamente, mas, se porventura apenas garantir o segundo posto, os regulamentos da UEFA são claros neste aspecto.
Para determinar o segundo melhor classificado dos nove grupos de qualificação, a UEFA recorre a um critério no qual apenas são contabilizados os pontos conquistados perante o primeiro, terceiro, quarto e quinto posicionados, excluindo o sexto, isto nas “poules” de seis países.
Desta forma, no grupo H, o de Portugal, todos os resultados são contabilizados na determinação do melhor segundo classificado entre todas as “poules”.
O mesmo não acontece nos grupos A, B, C, D, E e F, todas “poules” de seis países e nas quais os pontos conquistados com o último classificado não contam como critério.
Além do campeão em título, dos países organizadores, dos vencedores de cada grupo e do segundo melhor classificado, são também apurados para a fase final os vencedores dos “play-offs” realizados posteriormente entre os outros segundos melhor posicionados em cada “poule”.
Comentários