A Seleção Nacional encerra este domingo (19h45) uma maratona de quatro jogos para a Liga das Nações, com novo desafio diante da Suíça, agora em Genebra. Na antevisão à partida, Fernando Santos explicou as ausências de Ronaldo, Moutinho e Raphael Guerreiro do encontro com os helvéticos.
O selecionador português alertou, também, para uma possível reação suíça à goleada sofrida no Estádio José Alvalade, por 4-0, sabendo que os helvéticos ainda se encontram sem pontos conquistados nas três jornadas realizadas no agrupamento.
Ausências: "É uma questão de gestão normal. Foi pensada ao longo do percurso. Não faria sentido termos 26 jogadores a viajar para a Suíça se apenas 23 podem ir para o banco. Fomos tomando as opções que consideramos melhores em termos de gestão física e recaiu sobre estes."
O que vai mudar na Suíça depois da goleada em Alvalade? "Vão alterar de certeza. Foi um resultado anormal (4-0) o primeiro jogo contra eles, em Alvalade. A Suíça é das equipas que mais cresceu nos últimos dez anos. Tem muita qualidade, jogadores de altíssimo nível, uma equipa muito organizada, consistente. Sempre presente nas fases finais. E mesmo contra nós, tiveram períodos de competitividade, em que nos criaram problemas. Vão analisar o confronto e o porquê de terem tido dificuldades contra nós. Nós faremos o mesmo, porque não fizemos tudo bem. Esperamos uma Suíça a querer mostrar que se pode bater com Portugal."
Alterações no onze: "Não sei se vão ser seis alterações, mas vão ser algumas. Uma das opções é a questão da gestão, o Nuno Mendes por exemplo já ia jogar este jogo, já estava definido. Só aí já há duas novidades, trocar o Ronaldo e essa. As alterações também são feitas no decorrer do jogo, até pelas nuances que espero. Se calhar espero uma primeira parte de um tipo e uma segunda de outro. A qualidade dos jogadores não está em causa. Todos têm correspondido em pleno. Chegar ao fim de uma época e estarem aqui com esta alegria dá-me tranquilidade total e aos portugueses o maior orgulho."
Ao fim de três de seis rondas, a Seleção portuguesa lidera o Grupo A2 com sete pontos, à frente da Espanha, com cinco, da República Checa, com quatro, e da Suíça, que ainda não somou qualquer ponto.
A fase final da terceira edição da Liga das Nações realiza-se entre 14 e 18 de junho de 2023, com a presença dos vencedores dos quatro grupos da Liga A, enquanto os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B da recente prova continental.
Comentários