Portugal vai ter dois ‘velhos conhecidos’ na fase de grupos do Euro2024 de futebol, a República Checa e a Turquia, e pode encontrar um ‘pesadelo’ do passado, a Grécia, ditou hoje o sorteio da prova.

O evento que decorreu na Elbphilharmonie, em Hamburgo, na Alemanha, colocou Portugal no Grupo F, com jogos em Leipzig, Dortmund e Gelsenkirchen, e com rivais de boa memória, embora a República Checa esteja ligado à eliminação no Euro1996, que decorreu em Inglaterra.

O terceiro adversário irá surgir do vencedor do caminho C dos play-offs, que será disputado por Geórgia, Luxemburgo, Cazaquistão e Grécia, sendo os helénicos de má memoria para o lado luso por causa do Euro2004, em que vieram a Portugal conquistar o título perante a seleção local.

Historicamente, a Turquia foi sempre ‘simpática’ com a seleção nacional, com Portugal a vencer, primeiro no Euro1996, e depois no Euro2000 e Euro2008.

Em Inglaterra, a equipa das ‘quinas’ bateu os turcos por 1-0 na fase de grupos e repetiu o triunfo nos Países Baixos/Bélgica, mas nos quartos de final, por 2-0. Em 2008, na Suíça/Áustria, nova vitória, outra vez por 2-0, mas na fase de grupos.

No lançamento para o próximo Europeu, que vai decorrer na Alemanha, a Turquia aparece como um rival ‘agradável’, mas a República Checa tem apresentado outras ‘provas’ de poder complicar as contas nacionais.

Na história da seleção nacional, os checos, e, sobretudo, Karel Poborsky, com um golo que ainda hoje é histórico pelo gesto técnico, ficarão sempre ligados à eliminação de Portugal no Euro1996, em solo inglês, nos quartos de final.

Depois disso, a equipa lusa bateu a República Checa na fase de grupos do Euro2008, por 2-1, e repetiu o triunfo no Euro2012, por 1-0, nos ‘quartos’.

No Grupo F fica a faltar o representante do caminho C dos play-offs, com a Grécia, que aparece como favorito na disputa de março do próximo ano, a cotar-se como possível adversário da equipa de Roberto Martínez.

Os helénicos marcaram o Euro2004 e ‘estragaram’ um torneio que tinha tudo para ser histórico para Portugal, primeiro com um triunfo na estreia sobre Portugal, por 2-1, no Porto, mas, sobretudo, pela final no Estádio da Luz, em que venceram novamente, então por 1-0, e conquistaram pela primeira vez um Europeu.

Portugal vai estrear-se na competição diante dos checos, em 18 de junho, em Leipzig, seguindo-se o duelo com os turcos, a 22 de junho, em Dortmund. A fase de grupos fica fechada a 26 de junho, em Gelsenkirchen, diante do adversário que vencer o caminho C dos play-offs.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.