Este artigo tem mais de 10 anos
Portugal estreia-se no Europeu de sub-17 na sexta-feira.
O treinador da seleção portuguesa de sub-17, Emílio Peixe, assegurou que a equipa das "quinas" vai procurar "fazer o melhor possível" no Europeu da categoria, tendo apontado como principal objetivo a evolução competitiva dos jovens futebolistas.
Um ano depois de ter conduzido a equipa de sub-19 às meias-finais do Euro2013, o antigo internacional português prepara-se agora para orientar os sub-17 numa fase final, após uma qualificação 100 por cento vitoriosa.
A poucos dias da estreia no Euro2014, que decorre em Malta, entre 09 e 21 de maio, Emílio Peixe destacou, em entrevista à agência Lusa, o "grande empenho" dos jogadores no estágio de preparação, que teve lugar em Rio Maior, considerando que a participação nesta fase final "é um privilégio para todos" e que vai ajudar na evolução atletas, dado o "contexto de grande dificuldade e exigência".
"Estando aqui, estaremos em condições de poder desfrutar de toda a envolvência de um Campeonato da Europa e que vai obrigar os jogadores a crescerem. É um contexto competitivo de grande dificuldade e de grande exigência, e a nossa missão é proporcionar estes contextos competitivos a estes a jogadores, para que se tornem ainda melhores", afirmou.
De resto, o técnico enfatizou o trabalho de base que vem sendo feito nas seleções jovens nacionais, referindo que o objetivo para esta fase final passa por "fazer o melhor possível", de forma a "dignificar" o futebol português.
"Só temos de fazer o melhor possível. Se tivermos a infelicidade de vir embora ao fim de três jogos, temos de sair com a sensação de que demos tudo naquele contexto, dignificámos o nosso futebol e deixámos bem vincada a qualidade dos jogadores. Se tivermos a oportunidade de ir até ao fim, iremos dar o nosso melhor", sublinhou.
Portugal integra o grupo B, juntamente com Escócia, adversário na estreia, Suíça e Alemanha, sendo que alemães e suíços são os mais destacados por Emílio Peixe, dada a qualidade e resultados alcançados por estas duas seleções.
"Nem vale a pena caraterizar a Alemanha, porque é uma equipa muito forte. A Suíça eliminou seleções como a Áustria, Dinamarca, Espanha e eliminou o atual campeão da Europa, a Rússia. Será um dos grandes favoritos à conquista do título, porque tem condições para isso. A Escócia conseguiu um trajeto positivo, idêntico ao nosso, com seis vitórias em seis jogos", antecipou.
O grupo de 20 atletas lusos para esta fase final é composto na sua quase totalidade por jogadores oriundos de Benfica (12), FC Porto (quatro) e Sporting (três), sendo Pedro Delgado, do Inter de Milão, a única exceção. Contudo, o treinador dos sub-17 desvalorizou a situação e assegurou que o objetivo é "integrar sempre os melhores".
"O processo de seleção e desenvolvimento serve para promover e potenciar os melhores jogadores. É um espaço de porta aberta. Há sempre possibilidades para quem apresentar um desempenho relevante ao nível dos clubes. Queremos sempre integrar os melhores. Desta vez, a grande maioria pertence aos três grandes, mas não quer dizer que no futuro o seja", concluiu.
A estreia de Portugal no Euro2014 está marcada para 09 de maio, diante da Escócia, às 14h15 (hora portuguesa), seguindo-se os confrontos com a Suíça, a 12 de maio (10h00), e Alemanha, a 15 de maio (17h00).
Comentários