O Académico de Viseu esteve 135 dias sem perder para as provas oficiais. A derrota desta noite diante do FC Porto colocou um ponto final na sequência de 20 partidas sem perder. Uma sequência que começou com a entrada do técnico Jorge Costa.

O emblema de Viseu foi a quinta equipa da II Liga portuguesa de futebol a chegar às meias-finais da Taça da Liga, cinco épocas depois de a Oliveirense ter atingido esta fase da prova. A formação agora comandada por Jorge Costa impôs-se ao Boavista para chegar à ‘final four’, em Leiria, onde viria a perder para o FC Porto no acesso à final.

Numa época em que começou a II Liga com seis jogos sem vencer – três derrotas e outros tantos empates –, a equipa viseense empreendeu uma série de invencibilidade desde 17 de setembro de 2022, já com Jorge Costa no comando, até hoje.

Este ciclo de bons resultados, com sete vitórias e quatro empates para o campeonato, apanhou toda a fase inicial da Taça da Liga, na qual se destacam o empate na visita ao Famalicão (1-1), a vitória caseira frente ao Estoril Praia (2-1) e a goleada ao rival Tondela (4-1), mas, sobretudo, o triunfo frente aos ‘axadrezados’ (2-1), nos quartos de final.

Perto do ‘pódio’ do segundo escalão, os viseenses procuravam tornar-se a primeira equipa da II Liga a chegar à final da Taça da Liga, depois das tentativas falhadas de Oliveirense, em 2017/18, quando ‘caiu’ nas ‘meias’ frente ao Vitória de Setúbal, Penafiel e Beira-Mar, em 2007/08, num grupo a quatro, e o Portimonense, em 2015/16 (1-2 no terreno do Marítimo). Mas, tal como as restantes, também falhou, perante o poderio do FC Porto.