O FC Porto garantiu um lugar nas meias finais da Taça de Portugal ao vencer, esta quarta-feira, em Vizela por 3-1 em jogo dos quartos de final da prova. O atual líder da I Liga marcou cedo, aos oito minutos, por intermédio de Uribe, mas Cassiano conseguiu o empate antes do intervalo. Dois grandes golos no primeiro tempo. Na etapa complementar, Fábio Vieira converteu com sucesso uma grande penalidade e Evanilson fechou a contagem em cima dos 90', um resultado que leva o FC Porto até à penúltima fase da prova rainha do futebol português.
O próximo adversário? É o Sporting. O que significa que um dos 'grandes' - e já com o Benfica eliminado - ficará pelo caminho antes da grande final no Jamor.
Até chegar aos quartos de final, o FC Porto eliminou o Sintrense (5-0 fora), o Feirense (5-1 em casa) e o Benfica (3-0 em casa), enquanto o Vizela afastou o Vitória de Setúbal (2-0 fora), o Estrela da Amadora (2-0 em casa) e o Sporting de Braga (1-0 em casa).
Quanto às equipas iniciais, o Vizela, fustigado pela covid-19, entrou sem qualquer defesa central, contando com três laterais esquerdos de raiz. Do lado do FC Porto, apenas uma mexida, por opção, com Marchesín a assumir a baliza portista. Tecatito Corona, que está muito perto de rumar (finalmente) ao Sevilha, jogou como titular.
Logo aos oito minutos, um grande golo de Matheus Uribe. Após uma defesa incompleta de Pedro Silva, o colombiano atirou de primeira, sem deixar a bola cair no chão, e abriu o marcador na noite fria de Vizela.
Quase 20 minutos depois, mais um belo golo, agora da equipa da casa. Schettine levou a melhor sobre Mbemba, lança Cassiano que, perante Marchesín, picou a bola por cima do guardião portista e faz o empate.
Veja as melhores imagens da partida
No segundo tempo, João Pinheiro assinalou uma grande penalidade favorável ao FC Porto. Num cruzamento de Fábio Vieira, a bola desviou no braço de Zag e o árbitro de Braga apontou para a marca dos 11 metros. O próprio Fábio Vieira converteu com sucesso a grande penalidade. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.
A fechar, ainda houve tempo para o golo da confirmação do FC Porto. Em cima dos 90', na sequência de um pontapé de canto, Luis Díaz ainda desviou mas foi Evanilson que, de cabeça, bateu Pedro Silva.
A Taça de Portugal é um dos objetivos do FC Porto, uma competição que já venceu por 17 vezes, o mesmo número do rival Sporting, adversário frente ao qual marcará encontro nas meias-finais. Os campeões nacionais apuraram-se na terça-feira à noite para as ‘meias’, depois de vencer por 4-0 o Leça, equipa do Campeonato de Portugal, o quarto escalão do futebol português, em partida disputada em Paços de Ferreira.
Comentários