Jorge Jesus venceu 12 dos 17 dérbis futebolísticos que disputou como treinador de Benfica e Sporting e sofreu apenas um desaire, em vésperas do 18.º e terceiro na presente temporada, como treinador dos ‘leões’.
“Em seis anos no Benfica, joguei 14 vezes contra o Sporting. Sabem quantas ganhou o Sporting? Uma. Em 14, uma! Já jogámos duas contra o Benfica e ganhámos duas. Estamos a melhorar. É isso que temos que fazer”, disse, ao seu estilo, o técnico dos ‘leões’, após o expressivo 3-0 na Luz, a 25 de outubro.
Por ter sido mal informado ou porque não contou bem, Jorge Jesus ainda se enganou em seu desfavor, porque, na verdade, só perdeu um jogo como treinador do Benfica face ao Sporting, mas em 15 jogos e não em 14. ‘Esqueceu-se’ de um.
A percentagem de vitórias do atual treinador do Sporting no dérbi ascende, assim, a impressionantes 70,6 por cento, sendo que apenas ‘caiu’ uma vez e num encontro decidido por uma grande penalidade.
A 09 de abril de 2012, um penálti concretizado pelo holandês Ricky van Wolfswinkel, logo aos 18 minutos, depois de uma falta cometido por Luisão, proporcionou um triunfo ao Sporting por 1-0, na 26.ª ronda da edição 2011/12 da I Liga.
Jesus não ficou convencido: “Não digo que não seja penalti o lance do Luisão, mas há penalti logo no primeiro minuto (a favor do Benfica). Se marcássemos no primeiro minuto, tudo podia acontecer”.
Esse desaire é, porém, a exceção de Jorge Jesus como treinador no dérbi, sendo que empatou mais quatro jogos, dois deles na época passada, a única das suas seis em que não conseguiu bater os ‘leões’.
Na Luz, na primeira volta do campeonato, o argentino Gaitán adiantou os ‘encarnados’, aos 12 minutos, mas um erro do guarda-redes brasileiro Artur permitiu ao argelino Slimani a igualdade, aos 20. O 1-1 perdurou até final.
No embate da segunda volta, em Alvalade, o brasileiro Jefferson deu vantagem ao Sporting, já aos 87 minutos, mas, aos 90+4, na última jogada, o também ‘canarinho’ Jardel restabeleceu a igualdade.
As outras igualdades de Jesus, como treinador do Benfica, no dérbi aconteceram logo no primeiro jogo (0-0 à 11.ª jornada da I Liga 2009/10) e à terceira jornada da I Liga 2013/14 (1-1), com um ‘golão’ do sérvio Markovic, aos 65 minutos, a ‘anular’ o tento inicial do colombiano Montero, aos 11.
De resto, o agora técnico ‘leonino’ só tem vitórias para exibir, a primeira bem expressiva: 4-1 em Alvalade, nas meias-finais da Taça da Liga, num embate em que João Pereira viu o vermelho direto logo aos sete minutos.
Foi o primeiro de seis triunfos consecutivos, ciclo iniciado com três 2-0, para o campeonato, seguidos de um 2-1, em nova meia-final da Taça da Liga, agora na Luz, decidida com um tento do espanhol Javi Garcia, aos 90+1 minutos.
Antes do 0-1 de Wolfswinkel, o Benfica ainda ganhou por 1-0 em casa, para a I Liga 2011/12, graças a mais um tento decisivo de Javi Garcia, este aos 42 minutos. Aos 63, o paraguaio Cardozo foi expulso, mas os ‘encarnados’ aguentaram.
Em 2012/13, o ‘onze’ de Jorge Jesus voltou a vencer os dois encontros, por 3-1 em Alvalade, com ‘bis’ de Cardozo e depois de ter chegado ao intervalo a perder, e 2-0 na Luz, com tentos do argentino Salvio e do brasileiro Lima.
Na época seguinte, e depois do empate a um em Alvalade, venceu em casa por 4-3 para a Taça de Portugal, graças a um tento de Luisão no prolongamento, aos 97 minutos, com ‘frango’ de Rui Patrício, sem esquecer o ‘hat-trick’ de Cardozo.
Após os dois empates a um com que se despediu dos dérbis como treinador do Benfica, Jorge Jesus venceu os dois primeiros como técnico do Sporting.
Na Supertaça, no primeiro reencontro com os ‘encarnados’, venceu por 1-0 no Algarve, graças a um tento do entreato proscrito Carrillo, e, no regresso à Luz, para a I Liga, venceu por expressivos 3-0, selados nos primeiros 36 minutos.
Os reforços Téo Gutierrez e Bryan Ruiz e, pelo meio, Slimani selaram o 12.º triunfo de Jorge Jesus em 17 dérbis como treinador principal. O seu 18.º está marcado para sábado, em Alvalade, onde será anfitrião, para a Taça de Portugal.
Comentários